Dentre os importantes temas debatidos durante o XIV CONEC – Congresso de Corretores de Seguros, realizado no mês passado em São Paulo, destacou-se o de “Oportunidades e Novos Nichos”. O painel teve a participação do CEO de Seguros Gerais da Zurich Brasil, Pedro Purm, que abordou o potencial do segmento de D&O (seguro de Responsabilidade Civil para Diretores e Administradores) e as oportunidades existentes para os corretores nesse nicho.
Purm explicou que o crescimento econômico do Brasil está impulsionando todos os ramos de seguros, com impactos positivos na oferta de produtos e no crescimento do número de clientes. O executivo ressaltou que muitos segmentos ainda são pouco explorados e deu como exemplo o D&O. Este seguro, cuja contratação é feita por empresas, protege o patrimônio pessoal dos administradores que atuam na empresa, ante riscos relacionados à suas funções, seja perante a própria empresa ou perante terceiros e cobre, entre outras coisas, eventuais despesas judiciais para defesa.
Este seguro era pouco difundido no Brasil até 2008, mas, com a abertura do mercado de resseguros, o segmento tem crescido mais de 30% ao ano, atingindo, em 2010, um montante de prêmios de R$ 103 milhões até final de agosto. “O resseguro aberto aumentou a oferta e o nível de competitividade, reduzindo as taxas e incentivando a contratação deste seguro. Além disso, em função da evolução do poder judiciário e dos órgãos regulatórios, cada vez mais os dirigentes de empresas tem se preocupado em ter uma proteção para o exercício de suas funções”, afirmou Purm.
Segundo o executivo, este é um mercado ainda com grande potencial a ser explorado e não apenas para as grandes empresas. “A percepção do mercado ainda é que este seguro é apenas para grandes empresas, mas na verdade ele é acessível também para médias e pequenas empresas. Atingindo este público, acreditamos que este mercado possa mais do que dobrar em três anos”.
O CEO da Zurich sugeriu que os corretores analisem suas carteiras de clientes atuais e identifiquem aqueles com potencial para esse tipo de negócio. “O D&O é um produto interessante e pode rentabilizar a carteira dos corretores”.
J.N.
Revista Apólice