A SulAmérica Seguros e Previdência acaba de lançar o SulAmérica Viagem. O novo produto tem abrangência nacional e internacional e é desenhado de acordo com o destino do cliente. A novidade é a aposta da seguradora para atuar em um mercado em franca expansão: segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), o mercado de seguro turístico registrou um crescimento de 151% de janeiro a agosto deste ano, comparado ao mesmo período de 2009, com prêmios acumulados em mais de R$ 24,1 milhões. A expectativa da SulAmérica é vender pelo menos 100 mil apólices e faturar R$ 10 milhões neste segmento em até dois anos.
Para lançar o produto, a seguradora baseou-se em duas pesquisas. A primeira, realizada pelo Ministério do Turismo mostra que, de forma geral, o turista brasileiro viaja de uma a duas vezes por ano, seja nas férias ou feriados nacionais, e geralmente em companhia da família. Este estudo mostra ainda que o viajante atual, aquele que realizou uma viagem nos últimos dois anos, pertence principalmente às classes B e C, enquanto que o público potencial, cliente que pretende viajar nos próximos dois anos, pertence às classes B e D. Tanto para o consumidor atual quanto para o potencial, o objetivo da viagem é descanso e tranquilidade.
“O turismo nunca esteve em tanta evidência. Nota-se uma demanda crescente, impulsionada pelo maior acesso das classes C e D, pela facilidade de acesso ao crédito e pelas taxas de câmbio favoráveis”, explica o vice-presidente de Pessoas e Previdência da SulAmérica, Renato Russo.
Outra pesquisa, realizada pela SulAmérica junto a mais de 400 viajantes, aponta que 90,4% deste público apresenta intenção positiva para a compra de seguro viagem. Além disso, a maior preocupação do turista é a ocorrência de acidentes, com 18,9% das citações, seguida de doenças ou despesas médicas, com 17,25%, e perda ou roubo de documentos, com 14,25%.
Com base nestes dados, o SulAmérica Viagem foi desenvolvido com cobertura de Morte Acidental (que garante o pagamento do capital segurado em caso de morte do titular da apólice), Invalidez Permanente Total por Acidente (indenização ao titular em caso de acidente) e as coberturas adicionais para Extravio de Bagagem e Cancelamento, Interrupção e Extensão de Viagem (reembolso de despesas nos casos citados). Além disso, o produto tem um plano de Assistência 24 horas, dividido em duas modalidades de planos nacionais – Brasil e o Brasil Prestige – e quatro modalidades de planos internacionais – América Latina, Europa, Mundo e Mundo Prestige. “Desenvolvemos planos de assistência completos, que possuem os mesmos serviços. O que varia é o valor do serviço a moeda adotada naquela região”, explica Russo. Entre os principais serviços estão Assistência Médica, Farmacêutica e Odontológica, Assistência Funeral e Concierge. “É importante destacar também que, quem adquirir o SulAmérica Viagem terá um produto adequado aos principais tratados internacionais que obrigam os turistas a possuírem uma assistência ou seguro viagem em seus passeios internacionais, como é o caso do Tratado de Schengen”, esclarece o executivo.
Entre as vantagens do produto, está que o cliente e o corretor de seguros passam a concorrer, cada um, a um sorteio de R$ 5 mil pela Loteria Federal no mês seguinte ao final da vigência da apólice.
A contratação do seguro pode ser feita para qualquer trajeto, sem limite da datas, sempre com a intermediação de um corretor de seguros ou agente de viagens. O valor varia de acordo com o plano contratado e tempo de viagem.
J.N.
Revista Apólice