Ultima atualização 14 de setembro

Brasília recebe finalistas de concurso promovido pela Fundação BB

Os finalistas do Concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais estiveram reunidos, nos dias 10 e 11 de setembro, em Brasília (DF), para discutir tecnologia social, conhecer práticas saudáveis e sustentáveis e experiências de projetos que têm a parceria da Fundação.
No dia 10, sexta-feira, os 50 participantes - dez de cada região – visitaram duas tecnologias: Fossas Sépticas Biodigestoras, em Vargem Bonita (DF) e Pais – Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, na Cidade Ocidental (GO).
Já no sábado (11), o encontro seguiu com palestras, exposições, painéis e rodas de conversa, nas quais foram abordados temas como “Educação Pública e Tecnologias Sociais”, com a participação de Jorge Streit e de Maria do Pillar Lacerda, secretária de Educação Básica do MEC. No mesmo dia, o economista e professor da PUC-SP, Ladislau Dowbor, apresentou um painel sobre “Desenvolvimento Local e Tecnologias Sociais”. Dowbor é um especialista da área e da busca de soluções economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente sustentáveis. Atualmente tem trabalhado no desenvolvimento de sistemas descentralizados de gestão, particularmente no quadro de administrações municipais, envolvendo sistemas de informação gerencial, políticas municipais de emprego, políticas integradas para criança de risco e gestão ambiental.

Concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais
Este ano, o concurso recebeu mais de 3 mil inscrições. O objetivo é reconhecer iniciativas de professores da rede pública de ensino. A idéia é promover o debate sobre o desenvolvimento sustentável e tecnologias sociais dentro das escolas. Todos os inscritos receberam assinatura da revista Fórum e um exemplar do segundo livro Geração de Trabalho e Renda, editado pela Fundação BB. Os cinco finalistas concorrerão a uma viagem ao Fórum Social Mundial 2011, em Dacar, no Senegal.
A qualidade dos projetos apresentados na primeira edição, em 2009, demonstra que as comunidades estão trabalhando para a melhoria das condições de vida de seus moradores. Nesse contexto, a escola pode ser o espaço ideal de discussão e desenvolvimento de toda uma localidade. Este, aliás, é o principal objetivo do concurso. ?Incentivar o envolvimento de professores, alunos, pais e a comunidade em ações que possam promover emprego e renda, garantir a permanência dos alunos na escola e a preservação ambiental sustentável, de tal modo que essas ações possam ser reaplicadas em outros lugares? comentou o presidente da FBB, Jorge Streit.
Os vencedores da edição 2009 estiveram no Fórum Social Mundial deste ano, em Porto Alegre (RS), onde apresentaram a iniciativa da sua região, além de participar de uma oficina sobre Tecnologias Sociais na escola. Assim como em 2009, em 2010 foram escolhidos 50 finalistas, 10 de cada região do país e, em seguida, cinco trabalhos, um de cada região.
Ao efetuar a inscrição, os participantes receberam material explicativo a respeito de Tecnologias Sociais, com a localização de experiências apoiadas pela Fundação Banco do Brasil, indicações de livros e páginas da internet onde puderam buscar informações sobre o tema.

J.N.
Revista Apólice

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