Ultima atualização 03 de agosto

V Fórum da Longevidade da Bradesco acontece hoje em SP

São Paulo sedia hoje, 3 de agosto, o V Fórum da Longevidade. Organizado pela Bradesco Seguros com apoio da Bradesco Vida e Previdência, o evento contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais em questões relacionadas à longevidade com qualidade de vida. Segundo nota da companhia, o objetivo do evento este ano é debater os vários aspectos que ao longo de toda a vida determinam uma longevidade ativa e saudável.
O envelhecimento é um tema não relevante para o indivíduo e também para toda a sociedade. O processo do envelhecimento no Brasil é considerado um dos mais rápidos do mundo. No ano 2000 a proporção de pessoas com mais de 60 anos era de 9% da população; em 2008, de 11%. Em 2025 esta proporção será de 22%, e deve ultrapassar 29% em 2050. Isso significa que nossa população estará mais envelhecida daqui a quatro décadas do que qualquer país hoje, com exceção do Japão – mas incluindo todos os países da Europa, o velho continente.
O Dr. Makoto Suzuki apresentará a palestra Os longevos de Okinawa, a província considerada a capital mundial da longevidade. O especialista e diretor do Okinawa Research Centre for Longevity Science é o principal pesquisador do Okinawa Centenarian Study há 30 anos – portanto um pioneiro no estudo da longevidade no Japão, o país mais longevo do mundo.
O Dr Emilio Moriguchi, professor do Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG) da PUC em Porto Alegre, apresentará a palestra “Longevidade no Brasil e no Japão”. Seu pai, o médico e pesquisador japonês Yukio Moriguchi, também estará presente no Fórum. Foi ele quem ocupou a primeira cátedra em Geriatria no Brasil, fundou o IGG-PUC-RS em 1972 e hoje é Professor Emérito do instituto.
O Dr. Alexandre Kalache, médico gerontologista, foi por 15 anos, até 2008, diretor do programa de Envelhecimento e Saúde da OMS; desde então, atua como consultor de diversas instituições internacionais como o World Economic Forum e a New York Academy of Medicine. Ele conduzirá o debate O Desafio de Envelhecer Ativo: na Sociedade e nas Empresas, com Saúde com participação da Dra. Andrea Prates (geriatra e gerontóloga, coordenadora executiva do Centro Internacional de Informações para o Envelhecimento Saudável, CIES), Lauter Nogueira (preparador físico, comentarista esportivo e coordenador técnico do Circuito de Corrida e Caminhada da Longevidade Bradesco Seguros), Dr. Contardo Calligari (doutor em Psicologia clínica, psicanalista e colunista da Folha de S. Paulo onde escreve sobre as mais diversas questões da sociedade contemporânea) e do Dr. Emilio Moriguchi.
A neurocientista americana Jill Taylor contará em sua palestra como se recuperou totalmente de um derrame que a fez perder as funções do lado esquerdo do cérebro, há cerca de 13 anos. Ela é autora do livro My Stroke of Insight (publicado no Brasil sob o título A cientista que curou seu próprio cérebro, Editora Ediouro). Nele ela conta como percebeu que estava sofrendo um derrame, seu lento processo de recuperação e as reflexões que tirou dessa experiência de viver temporariamente apenas com o lado direito do cérebro.
O evento é uma realização da Bradesco Seguros com o apoio da Bradesco e Vida Previdência. A mestre de cerimônia do encontro será a jornalista Lorena Calabria.

A.B.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO