Ultima atualização 30 de agosto

Africanos vencem etapa de São José do Rio Preto do Circuito de Corrida e Caminhada da Longevidade

O clima quente e de baixa umidade na manhã deste domingo, 29 de agosto, em São José do Rio Preto foi um importante aliado dos atletas africanos que disputaram a prova do Circuito de Corrida e Caminhada da Longevidade Bradesco Seguros. Realizada no Parque da Represa, a prova teve a etíope Simegn Abnet Yeshanbel em primeiro na prova feminina e o queniano Titus Kosgei Kibii na prova masculina. Todos os participantes foram unânimes em qualificar a prova como a mais difícil do Circuito este ano.
“Para mim teve um sabor especial, de revanche, pois na etapa realizada aqui no ano passado não consegui chegar em primeiro lugar”, revelou Titus. Recém chegado do Quênia, onde voltou para aprimorar o condicionamento físico, Titus diz que o treinamento o ajudou. “No Quênia, corro em lugar alto, com clima quente e seco, e as condições aqui foram muito favoráveis”, afirma. Ele deverá participar da etapa de Porto Alegre, onde espera também disputar a primeira colocação.
O pelotão masculino teve ainda o etíope Minda Hirpa Namomisa em segundo lugar. O brasileiro Marcelo Cabrini, atleta Bradesco Seguros e Previdência, ficou em terceiro, seguido por Martin Hhaway Sulle, da Tanzânia, em quarto, e pelo brasileiro Paulo Alves dos Santos, na quinta colocação.
Entre as mulheres, além da primeira colocada Simegn, subiram ao pódio a queniana Nancy Jepkosgei Kipron, na segunda colocação, as brasileiras Andrea Celeste da Silva Ramos Benites, em terceiro, Valkiria Sanches Prieto, em quarto, e Maria Lúcia Santos do Nascimento, em quinto lugar.
Andrea Celeste disse que gostou muito de participar dessa etapa. “Fiquei muito feliz com minha terceira colocação, pois foi uma prova difícil, com concorrentes de altíssimo índice técnico. O sistema de hidratação também ajudou bastante, com vários pontos onde os jatos de água ajudavam a baixar a temperatura corporal. Foi uma boa prova”, comentou.
Para Marcelo Cabrini, o trajeto escolhido pela organização melhorou a performance. “O percurso foi bom, rápido e com bonito visual. Já a prova foi a mais dura do ano, com excelente nível tanto de atletas brasileiros quanto estrangeiros. Dei o meu melhor, mas a baixa umidade te pega desde a largada e embora a sensação seja de uma excelente performance, a verdade é que você atinge sua máxima resistência rapidamente”, explica.
Paulo Alves do Santos, que só não participou da etapa de Marília do Circuito, ficou satisfeito com sua quinta colocação. “Subi ao pódio em todas as etapas e sinto que cada vez mais as provas do Circuito me ajudam a melhorar o condicionamento para outras distâncias”, diz Paulo, que participa de provas de até 21 quilômetros (meia maratona). “Venci provas importantes este ano e espero melhorar ainda mais o meu desempenho”, declarou.
O diretor Executivo da Bradesco Seguros e Previdência, Eugênio Velasques, elogiou o evento. “Foi uma etapa com grande mobilização das equipes Bradesco, além do engajamento da comunidade, que compreendeu o propósito do Circuito”, avaliou Velasques. “Mesmo com condições climáticas adversas, conseguimos ter uma estrutura adequada para hidratar atletas e participantes de todas as idades, promovendo o exercício físico como forma de se ter uma longevidade com boa qualidade de vida”, completou o diretor.
Atividades para todas as idades
O Circuito de Corrida e Caminhada da Longevidade premiou ainda os mais longevos tanto na corrida quanto na caminhada.
Com 83 anos, Ivone de Souza Tritico, que participou do evento juntamente com outras 51 pessoas do Centro Esportivo Eldorado, recebeu o troféu como a mais longeva caminhante. “Caminho e faço ginástica regulamente e sempre participo das caminhadas realizadas na cidade”, afirmou.
Prezalina B. Moreira, também do Eldorado, achou “muito bacana” o Circuito e a preocupação com os mais idosos. Ela completa 75 anos em outubro e defende a atividade em todas as idades. “Caminhadas e ginásticas são excelentes para ter uma boa saúde”.
Entre os homens, o mais longevo homenageado foi Marcos Salles Navarro, de 78 anos, que participou com disposição. “O clima é quente, mas foi uma boa corrida”, disse.
A animação final ficou por conta dos grupos de percussão, música e dança, como o Grupo Escola Viva Beatriz da Conceição de Percussão, o Grupo N.A.N.P.G. de Dança de Rua e o Grupo 7 Stilos, também de música e dança.
A renda arrecadada com as inscrições na corrida e na caminhada foi direcionada para o Fundo Social de Solidariedade do Município de São José do Rio Preto. O Fundo atende diversas comunidades carentes em Rio Preto.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock