Ultima atualização 14 de junho

Marsh promove Fórum Internacional em Gestão Estratégica de Riscos Corporativos

A Marsh Gestão de Benefícios promove na próxima quarta-feira, 16 de junho, em São Paulo, o 1º Fórum Internacional em Gestão Estratégica de Riscos Corporativos: Enterprise Risk Management & Gestão de Saúde e Benefícios. O objetivo é propor a discussão de temas como o aumento da competitividade no mercado e a crescente necessidade de se utilizar bem os recursos disponíveis.
Segundo Sheila Clezar, diretora executiva da Marsh Gestão de Benefícios Brasil, além dos custos diretos com o aumento contínuo dos gastos médicos, os custos indiretos gerados com o aumento da alíquota do Seguro Acidente de Trabalho, com o impacto do Fator Acidentário de Prevenção, a necessidade de reconhecimento de passivos atuariais, imposições legais, demandas judiciais, riscos de imagem, perda de produtividade e absenteísmo podem representar um montante muitas vezes maior do que os custos diretos.
Estudos da Marsh revelam que os custos indiretos podem ser maiores do que as despesas diretas que as empresas têm com o benefício saúde aos funcionários. “Como agravante, os custos indiretos originados na saúde são de difícil apuração e costumam passar despercebidos ou, quando conhecidos, deixam de ser relacionados à origem”, afirma a executiva. “Além disso, há os custos intangíveis, como os relacionados ao engagement do colaborador e à retenção de talentos”, complementa Sheila.
Frente à complexidade do assunto, há a necessidade de uma análise técnica e especializada para um gerenciamento mais efetivo da saúde nas empresas. O Enterprise Risk Management (ERM) é uma metodologia que pode auxiliar as empresas nesta tarefa. A gestão estratégica de saúde dentro do conceito de ERM utiliza uma metodologia específica para identificar, quantificar e propor soluções para os riscos e custos relacionados à saúde, demonstrando os impactos financeiros envolvidos.
“Com a aplicação do ERM, é possível dispor de uma abordagem abrangente dos riscos e dos custos relacionados à saúde, o que possibilita às empresas aumentar sua competitividade no mercado, identificar alvos potenciais de melhor retorno sobre o investimento e ainda atuar na melhoria do bem-estar e da produtividade de seus colaboradores”, explica Renato Cassinelli, líder regional da Marsh Gestão de Benefícios para a América Latina e Caribe. Ele acrescenta que “esta é uma metodologia que a Marsh está aplicando no Brasil”.
O 1º Fórum Internacional em Gestão Estratégica de Riscos Corporativos: Enterprise Risk Management & Gestão de Saúde e Benefícios contará com personalidades do mercado, como Cláudio Lottenberg, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein; Alberto Ogata, presidente da ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida); Sólon Cunha, sócio sênior da Prática Trabalhista do Escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados; e Maria Cristina da Costa de Carvalho, superintendente Executiva de RH do Grupo Santander. Heródoto Barbeiro, jornalista da Rádio CBN e TV Cultura, completa o quadro, e atuará como moderador de um painel.
Os executivos da Marsh Greg Arms, líder mundial da Prática de Employee Benefits, e Ana Cláudia Pinto, líder da Prática de Gestão Estratégica de Saúde, também participarão do Fórum com palestras específicas. Arms foi especialmente convidado para o evento e falará sobre os estudos da Marsh relativos aos impactos da reforma da saúde nos Estados Unidos e como isso afeta empresas no país e as multinacionais americanas.

J.N
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock