Ultima atualização 16 de março

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Aon compra 100% da carteira da Ticket Seg , do grupo Accor

A Aon Consulting, líder em serviços de corretagem e consultoria de benefícios de saúde e previdência, adquiriu 100% da carteira da Ticket Seg, empresa do grupo Accor que atua no mesmo segmento. O valor da operação não foi revelado.
A compra da Ticket Seg é a 13ª aquisição da americana Aon nos últimos 10 anos no Brasil. “Essa é a nossa principal aquisição. Até então havíamos comprado apenas empresas regionais fora de São Paulo”, disse Marcelo Munerato, vice-presidente da Aon Consulting, que disputou a transação com outros três concorrentes durante sete meses.
“Decidimos nos desfazer da Ticket Seg há pouco mais de um ano. Estamos focando em outras três áreas, que são o nosso core business”, explicou Eliane Aere, diretora-executiva da Ticket Seg. No segmento de serviços do grupo Accor, as áreas prioritárias são os tíquetes-alimentação e de transporte, marketing de relacionamento, além de administração de pessoal e folha de pagamento. Eliane explicou ainda que a divisão de benefícios de saúde é um tipo de negócio que o grupo Accor, que também administra hotéis, não tem em outros países.
Com a aquisição, a Aon adiciona à carteira atual de 1 milhão de beneficiários mais 200 mil vidas. Uma parcela representativa da carteira da Ticket Seg era proveniente da corretora australiana Alexander Forbes, que se associou à Ticket Seg em 2006.
A Aon movimenta R$ 900 milhões em prêmios de seguros saúde e a expectativa é que, com a aquisição, esse valor salte para R$ 1 bilhão neste ano, segundo Munerato. “A compra da Ticket Seg não vai fazer nossa companhia dobrar de tamanho. É muito mais estratégico porque ela tem uma importante carteira com 250 empresas”, afirmou o vice-presidente da consultoria.
O grupo Aon Brasil encerrou 2009 com um faturamento de R$ 186 milhões e a previsão é que este ano a receita salte para R$ 220 milhões. Desse montante, 58% vêm da área de seguros de risco e os outros 42% vêm da Aon Consulting, que faz serviços como corretagem e consultoria de planos de saúde para grandes companhias. Gastos com planos de saúde representam para uma empresa o segundo maior custo, perdendo apenas para folha de pagamento. O plano de previdência privada, por sua vez, tem sido cada vez mais usado como instrumento de benefício para reter mão de obra. Por isso, grandes companhias contratam consultorias como a Aon para buscar, por exemplo, operadoras de saúde e de previdência.
A Aon disputa o mercado com consultorias como a Qualicorp, a Bencorp, do ex-fundador da DentalCorp, Luís Chicani, e a carioca B2Saúde, entre outras. Para criar diferencial, a Aon está formatando novos serviços para a área de recursos humanos das empresas. Entre elas, serviços de comunicação interna para ajudar na divulgação dos benefícios concedidos aos funcionários e planos de avaliação de recompensa de executivos – produtos já ofertados pela Aon em outros países. No mundo, a consultoria fatura US$ 7,5 bilhões por ano.

Beth Koike / Valor Econômico

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