Ultima atualização 23 de fevereiro

Prefeitura de Curitiba tenta fixar em 3% alíquota do ISS para a corretagem de seguros

A Prefeitura de Curitiba vai enviar à Câmara Municipal Projeto de Lei para tornar permanente a alíquota de 3% para o exercício da corretagem de seguros na região. A informação, do secretário de Finanças, Luiz Eduardo Sebastiani, foi transmitida ao presidente do Sincor-PR, Robert Bittar, e ao 1? secretário, Artur Nogueira Hoff. No último dia 31 de dezembro expirou a vigência da Lei Complementar nº 67, de 7 de abril de 2008, que reduziu de 5 para 3% a alíquota em Curitiba para corretoras de seguros numa medida para trazer ao município corretoras com sede em cidades da região metropolitana. A Lei condicionava a manutenção da menor alíquota ao crescimento real da arrecadação do ISS incidente sobre as atividades das corretoras de seguros, comparando-se os valores recolhidos em 2007 e 2009.
De acordo com o secretário de Finanças, o resultado da comparação mostrou que apesar da base de cálculo (receitas) das corretoras ter atingido um expressivo crescimento, superior a 48% no período, os valores de ISS recolhidos em 2009 ficaram 10,78% inferiores aos de 2007 com a atualização monetária pelo IPCA. ?No entanto, diante dos resultados e do comportamento atípico da economia no ano passado, o prefeito Beto Richa deverá encaminhar na primeira quinzena de março projeto de lei tornando permanente a redução das alíquotas sobre os serviços de corretagem de seguros?, garantiu.
Bittar informou a ele que o Sindicato vem acompanhando a evolução deste benefício e reconhece que não houve aumento na arrecadação mas que todo o esforço tem sido feito para que os corretores de seguros tenham a sensibilidade de retornar seus escritórios para Curitiba. ?O Sincor-PR agradece a compreensão da Prefeitura que apesar dos resultados vai atender a reivindicação da categoria?, afirmou Bittar.
Sebastiani lembrou que diferente de outras atividades, o exercício da corretagem de seguros não depende da existência física de estabelecimento próximo aos clientes: ?São corretores de seguros, não seguradoras. São estabelecimentos, em sua maioria, de pequeno porte e que, particularmente, têm grande mobilidade para o exercício da sua atividade podendo se localizar em qualquer lugar, não necessariamente em Curitiba. Com essa medida queremos trazê-los de volta para a atividade na nossa cidade?. Enquanto a Lei não for aprovada, o Sindicato destaca que entre 1º de janeiro de 2010 até a aprovação da nova lei os contribuintes deverão efetuar o recolhimento com a alíquota de 5%. Atualmente estão cadastradas em Curitiba 1.072 empresas do setor.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO