Ultima atualização 19 de novembro

powered By

Vayon Insurance desenvolve solução de cobrança para microsseguro

Disposta a solucionar alguns problemas identificados pelos seguradores para iniciar a venda do microsseguro, como custos operacionais elevados e risco de descontinuidade no pagamento de prêmios, a Vayon Insurance Solution Provider, empresa especializada no fornecimento de soluções de tecnologia às empresas seguradoras, desenvolveu uma solução para captação e cobrança nessa modalidade. Ou seja, a partir do celular em nome do segurado, toda a operação de compra do microsseguro poderá ser realizada, por meio do envio de um simples torpedo (SMS). ?A captação se dará pelo aparelho celular do segurado. Isto é, o usuário de um aparelho celular envia uma mensagem de texto para a seguradora, que anteriormente terá fechado uma parceria com a empresa de telefonia celular para ter acesso a informações do usuário. Depois disso, inicia-se o processo de aceitação do microsseguro propriamente dito, que poderá ser contratado automaticamente ou ser desviado ao call-center da seguradora, para se obter informações adicionais do segurado ou prestar-lhe esclarecimento sobre o produto?, informou o diretor de Operações da Vayon, Wladimir Chinchio, durante o V Insurance IT Meeting, realizado em Angra dos Reis, de 13 a 15 de novembro.
A cobrança, no caso de linha pós-paga, se dará pela via conta telefônica do proprietário da linha ou pelo débito de créditos para usuários de pré-pago. Se o futuro segurado preferir, a cobrança do microsseguro poderá ser feita na conta de luz ou de água. ?Trata-se de uma tecnologia que tem como objetivo reduzir os custos para viabilizar o microsseguro, utilizando canais de distribuição e cobrança de baixo custo, como celular, internet e PDA?, acrescentou ele.
O especialista lembrou que o custo operacional elevado é justamente uma das preocupações do mercado, porque os prêmios do microsseguro precisam ser módicos para atender à população de baixa renda. ?No microsseguro, os prêmios individuais são necessariamente pequenos. Esses prêmios pequenos são compensados através da ampliação de clientes da carteira. Só que, com isto, aumenta-se o custo operacional, já que é preciso gerenciar contratos de uma grande quantidade de segurados. Então, a saída é recorrer a canais alternativos de distribuição?, explicou ele, para quem os prêmios de microsseguros deverão, no máximo, ser de R$ 10 por mês.
Outro problema é a administração e controle da carteira. Um dos grandes desafios nos microsseguros é realizar a administração e controle dos segurados, já que o negócio só é viável se houver uma quantidade grande de apólices. “Deve-se ter em mente que não é possível simplesmente aplicar o modelo de negócio do seguro tradicional. É preciso realizar adaptações para comportar as peculiaridades dos segurados”, afirmou Chinchio.
Em relação ao método de arrecadação do prêmio, ele considera talvez este o ponto mais delicado de todos, já que as pessoas da baixa renda ganham muito pouco e, com alguma freqüência, atrasam o pagamento de algumas contas. Para viabilidade do microsseguro, disse ele, é preciso, por um lado, que a coleta de prêmio seja eficaz, evitando-se calote, e, por outro lado, flexível, permitindo o pagamento conforme as possibilidades do segurado.
O projeto que cria o microsseguro está em tramitação no Congresso Nacional, deverá atingir a um universo de 100 milhões de pessoas e seu principal objetivo e reduzir os riscos que ampliam as vulnerabilidades da população de baixa renda.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

AdBlock Detectado!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, nos apoie desabilitando esses bloqueadores de anúncios.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO