Ultima atualização 03 de novembro

Sai a lista de finalistas do Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo


Apólice tem três de cinco indicações na categoria Mídia Impressa e On-line Especializada em Seguros

O começo desta semana foi decisivo para os 847 inscritos na edição 2009 do Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo, que tem como objetivo reconhecer matérias que abordem os temas Seguros e, nesse ano, Sustentabilidade ? Mudanças Ambientais. O júri teve a difícil tarefa de eleger os cinco trabalhos finalistas de cada uma das seis subcategorias do concurso. Todas as matérias foram escolhidas por votação, sem qualquer interferência ou participação da Allianz Seguros.
A próxima etapa será feita pelo Comitê de Premiação, também formado por jornalistas e profissionais especializados nos temas do concurso, que irão analisar a qualidade técnica e jornalística das matérias e decidir os primeiros colocados do Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo, que receberão R$ 15 mil cada. A divulgação dos vencedores acontece durante cerimônia de premiação, que será realizada em 11 de novembro, em São Paulo.

Tema Seguros
Cinco jurados especializados em Economia, Finanças e Seguros avaliaram as 311 matérias da categoria Linguagem Escrita e suas subcategorias Mídia Impressa e On-line Nacional e Regional; Mídia Impressa e On-line Especializada em Seguros; Mídia Impressa e On-line Especializada em Economia e Finanças.

Os trabalhos finalistas são:

Mídia Impressa e Online Nacional e Regional
CLIQUE AQUI

Mídia Impressa e Online Especializada em Seguros

CLIQUE AQUI

Mídia Impressa e Online Especializada em Economia e Finanças
CLIQUE AQUI

Tema Especial de Sustentabilidade – Mudanças Ambientais

Neste tema, dividido nas categorias Linguagem Escrita e Linguagem Audiovisual, subcategorias Mídia Impressa e On-line Nacional e Regional, Mídia Eletrônica ? Telejornalismo e Mídia Eletrônica ? Radiojornalismo, dez jurados foram responsáveis pela seleção dos 536 trabalhos inscritos. Veja o resultado abaixo:

Categoria Mudanças Ambientais – Mídia Impressa e Online Nacional e Regional
CLIQUE AQUI

Mudanças Ambientais: Telejornalismo

CLIQUE AQUI

Mudanças Ambientais: Radiojornalismo

CLIQUE AQUI

Premiação
Os primeiros colocados de cada categoria e subcategoria de ambos os temas receberão prêmio de R$ 15 mil.
Dentre os trabalhos inscritos no tema Seguros, subcategoria Mídia Impressa Nacional e Regional, serão homenageados, com menções honrosas distintas, o jornal e a revista que mais deram espaço às matérias sobre seguros, desde que não tenham editoria ou seção destinadas exclusivamente a esse tema.
A terceira edição do Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo contou com 847 trabalhos jornalísticos publicados entre 30 de setembro de 2008 e 4 de setembro de 2009.
Ao realizar o Prêmio, a seguradora tem por objetivos reconhecer, incentivar e valorizar os profissionais de imprensa que por meio de seus trabalhos promovem a disseminação do setor de Seguros no Brasil e esclarecem seu funcionamento à população. Assim como no ano passado, o concurso conta com o tema especial de Sustentabilidade. Nesta edição, ao invés de abarcar apenas as mudanças climáticas, a abrangência é maior. Puderam concorrer matérias que tiveram como foco os mais diferentes aspectos das Mudanças Ambientais Globais. Neste tema, a principal finalidade é premiar jornalistas que produzam reportagens que estimulem o debate e auxiliem no esclarecimento da sociedade sobre os impactos econômicos, políticos e sociais que estão acontecendo no meio ambiente, provocados pelo homem.


Júri de Seleção e Julgamento

Tema Seguros
(por ordem alfabética)

Lázaro de Souza
Jornalista há 25 anos, Lázaro de Souza já atuou em veículos como Exame, Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Agência Dinheiro Vivo, entre outros. Formado em Comunicação Social pela Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto, Souza trabalha hoje na elaboração de análise editorial diária de avaliação do impacto da cobertura jornalística dos principais jornais do país, na Companhia de Notícias CDN.

Leandro Brixius

Editor assistente de Economia do Jornal do Comércio, de Porto Alegre, Brixius é mestre em Ciência da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio Sinos, UNISINOS, São Leopoldo/RS, tendo se graduado em Comunicação Social ? Jornalismo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Além de experiência em mídia impressa, também teve passagens em rádio e telejornalismo.

Marlene Jaggi

Especializada em economia e negócios, trabalhou nos últimos 20 anos em publicações como O Estado de São Paulo, Gazeta Mercantil e Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Também colaborou em veículos como Veja, Exame, Valor Econômico, entre outros. Marlene faz parte do grupo de editores que lançou o Caderno de Economia do Estadão, época em que criou a coluna ?Seus Direitos?, de Defesa do Consumidor, mantida até hoje.

Vânia Absalão
Jornalista especializada em Seguros, entre outras atividades, Vânia exerceu funções como editora, assessora e diretora de órgãos como a Federação das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg), atual CNSeg; na Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg); Bolsa Brasileira de Futuros, da Bolsa de Valores do Rio. Recebeu prêmio conferido pelo CVG-RJ aos jornalistas de seguros, como Destaque 2004/2005, nesta categoria.

Wagner Donizeti Roque
Atuou por 13 anos como jornalista da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo. Wagner é formado pela PUC ? Campinas, pós-graduado em Gestão de Negócios pelo Senac e possui MBA em Economia e Finanças pela FAAP. Ganhou o Prêmio ABF Destaque Franchising 2009, com a reportagem ?Aposta na Eficiência? (2008). Foi um dos vencedores do Prêmio AGF Seguros de Jornalismo, com a matéria ?Escolha o melhor plano de saúde para você e seus funcionários?, em 2007.

Tema especial de Sustentabilidade ? Mudanças Ambientais

(ordem alfabética)

Annete Moreira (categoria linguagem audiovisual ? Rádio)
Apresentadora da rádio USP, onde atua desde 2001, Annete é formada em Jornalismo e em Letras pela Unesp ? Assis. A jornalista desenvolveu grande parte de sua carreira no meio radiofônico, tendo já passado pelas rádios Cultura, Ômega FM, Alpha FM e Nova FM – de São Paulo, além do programa Grandes Mulheres, na TV Câmara-SP. Atualmente, também apresenta o Programa Vida e Saúde, do canal 48 UHF-GNT e TVA Canal de São Paulo.

Carmen Nascimento (categoria linguagem escrita)
Jornalista, desde 2004 atua em sustentabilidade, com colaborações para Instituto Ethos, Organização Nós do Centro, Instituto Arapyaú, Unicef, entre outros. É autora do livro Seu Emprego no Futuro e do blog Sustentável Mundo Novo. Foi diretora de redação do Guia do Estudante e do Almanaque Abril, da Editora Abril. Colaborou para revistas como Veja, Superinteressante, Exame, Exame PME e Valor Econômico, entre outros.

Denise Oliveira (categoria linguagem escrita)
Coordenadora de Comunicação do WWF-Brasil. É graduada em Jornalismo, com pós-graduação em Comunicação, Mobilização e Marketing Social, ambos os cursos pela Universidade de Brasília. Sua experiência profissional está relacionada às áreas de cultura, educação, desenvolvimento rural sustentável, bem como meio ambiente em instituições públicas, privadas e organizações não-governamentais.

Fernando Ramos Martins (categorias linguagem escrita e audiovisual)

Formado em Física, mestre em Tecnologia Nuclear ? Reatores de Potência ?, e doutor em Geofísica Espacial ? Ciências Atmosféricas, Martins participa de projetos ligados ao levantamento de recursos de energias renováveis como o SWERA e o SONDA. Faz parte do Programa Antártico Brasileiro, é pesquisador do Centro Experimental ARAMAR, revisor de periódicos internacionais e nacionais e especialista em medidas de campo aplicadas ao setor energético, manipulação e tratamento de imagens de Satélites Geoestacionários e em levantamento de energia solar e eólica.

Hilton Silveira Pinto (categorias linguagem escrita e audiovisual)

Desde 1975 é professor associado do Instituto de Biologia da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas. Formado em Agronomia pela ESALQ – USP, com MSA pela USP e doutorado em Agronomia pela UNESP, tem pós-doutorado na Universidade de Guelph, no Canadá, onde atuou também como professor convidado em Agrometeorologia. É pesquisador nível 1A do CNPq e hoje também coordena projetos de pesquisas com financiamentos nas áreas de agroclimatologia com destaque em zoneamento de riscos e de mudanças climáticas na agricultura.

Maria Manso (categoria linguagem audiovisual ? TV)
Há 20 anos na televisão brasileira, Maria Manso já atuou repórter e apresentadora, ancorando transmissões ao vivo e matérias especiais para programas como Globo Repórter e Fantástico, ambos da TV Globo, onde também participou como repórter de outros telejornais. A jornalista tem passagens pelo jornalismo de emissoras como TV Cultura, SBT, Rede Manchete e TV Aratu.

Oscar Motta Mello (categoria linguagem audiovisual ? Rádio e TV)
Formado pela ECA ? USP, atua nas áreas de meio ambiente e sustentabilidade. Já produziu e dirigiu cerca de 50 documentários educativos e institucionais relacionados às questões ambientais. Em 1998, realizou o primeiro Festival Internacional de Filmes e Vídeos Ambientais do Brasil. Recebeu prêmios e foi jurado da Mostra Internacional de Documentários sobre Parques, realizada em Sondrio, Itália.

Reinaldo Canto (categoria linguagem escrita)

Trabalha há 29 anos em comunicação social e atua desde 2003 no Terceiro Setor. Esteve à frente da comunicação do Greenpeace no Brasil e atuou como coordenador de comunicação do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente. Atualmente é diretor executivo do Instituto dos Mananciais, sendo o responsável pela revista ?Parelheiros ? Os Mananciais de São Paulo dentro da metrópole?. É autor do blog Canto da Sustentabilidade.

Tatiana Ferraz (categoria linguagem audiovisual ? Rádio e TV)
É professora de Telejornalismo e Radiojornalismo da Faculdade Cásper Líbero e editora e apresentadora do jornal Atenção Brasil, que vai ao ar pelas rádios Cultura AM e FM. Trabalhou como repórter e apresentadora no SBT, Rádio Jovem Pan, TV Record, TV Gazeta e Rádio Eldorado. Em 2006, venceu o 6º Prêmio Ethos de Jornalismo ? Responsabilidade Social (categoria mídia eletrônica ? rádio).

Vanessa Kalil (categoria linguagem audiovisual ?TV)

Editora-Chefe do Jornal da Noite com Boris Casoy, da TV Bandeirantes, a jornalista possui 32 anos de experiência em jornalismo. Já trabalhou nas principais emissoras nacionais, como SBT, onde foi diretora do Jornal do SBT, TV Cultura, TV Globo, como editora-chefe dos telejornais Bom Dia São Paulo, SPTV primeira edição e SPTV segunda edição, além de passagens por produtoras e rádio.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.