Ultima atualização 18 de novembro

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Mitsui Sumitomo Seguros contrata soluções de anti-spam e malware de 2S

A Mitsui Sumitomo Seguros contratou a 2S Inovações Tecnológicas para implementar soluções de anti-spam e malware (EndPoint Protection e Brightmail) e de backup/restore (NetBackup), da Symantec. ?Após a adoção constatamos que, do volume de 2,5 milhões de mensagens recebidas durante um único mês, apenas 6% eram emails válidos?, explica Jayro Caner de Souza, Gerente de Infraestrutura/TI da Mitsui Sumitomo Seguros.
Por meio das ferramentas da Symantec, a TI da Mitsui Sumitomo automatizou a filtragem das mensagens e tem acesso a relatórios gerenciais três vezes por dia. Dessa forma, consegue mostrar aos auditores (e provar) o ROI do projeto.
Souza destaca também que um recurso bastante útil são as notificações em tempo real, que mostram em quais máquinas não foi possível fazer as atualizações e em quais os spams não foram removidos. Esse processo trouxe agilidade à equipe de TI, que realiza a intervenção manual apenas nos desktops indicados.
?Além disso, permite ações de prevenção e proatividade do help desk que passou a ser estratégico, porque não precisa mais perder tempo identificando o que houve e em qual máquina?, ressalta o executivo.
As soluções também trouxeram maior controle dos dispositivos conectados à rede, com o gerenciamento pleno dos usuários que utilizam 3G para conexão. Agora essas conexões, que antes eram muito vulneráveis, têm de seguir regras de uso, caso contrário, o sistema bloqueia a máquina e avisa ao administrador sobre a ocorrência.
De forma contínua, o sistema escaneia as máquinas e os emails sem prejudicar a performance da rede. Muito diferente do cenário anterior, quando o levantamento de emails problemáticos era feito manualmente e baseado nas reclamações dos usuários. Ou seja: depois que o problema ocorreu.
?Uma implementação como a que foi feita pela 2S, que é especializada e tem pessoal certificado, faz toda a diferença. Porque sem isso, o uso da ferramenta pode ter efeito contrário, ocasionando travamento do sistema, entre outros problemas que podem levar dias e noites para serem solucionados?, Souza.
Ele ressalta que houve, de fato, a preocupação em estudar o ambiente da seguradora para entender as necessidades e, somente após essa análise, definir etapas e prazos. Ambos cumpridos na íntegra.
O executivo lembra que anteriormente a Mitsui Sumitomo tinha outro integrador como fornecedor de serviços e usava outro anti-spam. Como tudo travava, o diagnóstico era investir mais dinheiro em novos servidores. Mas a decisão foi trocar tanto o software, como o integrador. Essa estratégia teve início em 2006, quando a Seguradora Mitsui Sumitomo começou a ampliação de sua abrangência e analisou a contingência para que TI atendesse a demanda de crescimento.
?A 2S nos mostrou que o NetBackup é perfeito para o que precisamos, porque se um servidor apresentar algum problema, a ferramenta faz o restore full em uma nova máquina, desde o endereço da placa IP até os aplicativos e integração com o storage?, Souza.
Os próximos passos incluem a adoção de uma solução de ILM (com apoio da Symantec) e conexão de smartphones à rede. O executivo adianta que, para suportar o crescimento da empresa, a infraestrutura deve ser constantemente revista e atualizada.
?Isso só será possível porque temos o controle efetivo e, ao optar pelas ferramentas da Symantec, fizemos a contingência para atender essa próxima expansão da infraestrutura?.

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