Ultima atualização 11 de maio

Proposta de ajuste fiscal gera expectativa positiva no mercado de seguros

Com conjunto de medidas apresentadas pelo ministro da Fazenda e aumento do ICSS em abril, empresas de seguros podem estar mais confiantes

gráfico crescente

O conjunto de medidas que integram a proposta de ajuste fiscal apresentada pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, gerou uma expectativa positiva no mercado de seguros, com reflexos, inclusive, no Índice de Confiança e Expectativas do Setor de Seguros (ICSS), calculado a partir de pesquisa realizada pela Fenacor.

No mês de abril, o ICSS teve seu primeiro aumento no ano, fechando em 73,4% (4,6 pontos percentuais acima do mês anterior, quando havia sido apurado o mais baixo índice desde que a pesquisa foi criada, em novembro de 2012). Assim, o segundo trimestre do ano começa com aumento de confiança e sinalizando que as empresas de seguros podem estar um pouco mais otimistas.

O presidente da Fenacor, Armando Vergílio, ressalta que o mercado de seguros tem algumas peculiaridades que precisam ser levadas em conta. “O setor continua apresentando um potencial elevado de crescimento, mesmo diante do cenário instável na economia. Em geral, a expectativa é a de que a queda de receita não seja tão elevada, como em outros segmentos da economia. Isso gera uma melhora na percepção das empresas sobre o futuro”, comenta o executivo.

Francisco Galiza, economista e coordenador da pesquisa, também alerta que ainda é cedo para conclusões: “Vale lembrar que, há 13 meses, o ICSS está abaixo de 100 pontos. Esse comportamento negativo é influenciado principalmente pelo fator que mede as expectativas dos agentes quanto à evolução da economia brasileira nos próximos seis meses”, analisa.

Na visão dele, trata-se de um aumento que ainda não caracteriza uma tendência, pois há um mês de avanço somente, após três meses de queda pesada. “Por enquanto, pode-se chamar de ajuste”, acrescenta Galiza.

Variação dos indicadores entre dezembro/2014 e abril/2015

tabela 1_

 

 

 

Cada índice reflete a visão de três segmentos do setor de seguros: seguradoras (ICES), resseguradoras (ICER) e corretoras (ICGC). O índice é calculado de 0 a 200, em pesquisa com 100 companhias do setor.

Expectativa com o crescimento da economia – Abril 2015

tabela 2_

 

 

 

 

Há mais confiança no crescimento da economia. Entre março e abril, a soma dos índices que apontam expectativas de um cenário “pior” e “muito pior” caiu de 82% para 78%, nas seguradoras; 77% para 63%, nas corretoras; e de 75% para 70%, nas das resseguradoras.

Faturamento

tabela 3_

 

 

 

 

No que se refere à expectativa sobre o faturamento do mercado de seguros, as respostas indicam que 63% das seguradoras; 50% das corretoras e 69% das resseguradoras esperam não ter perdas financeiras nos próximos seis meses, projetando um quadro “igual” ou “melhor” do que o atual. Chama a atenção a divisão entre as seguradoras. Enquanto metade aposta em aumento de faturamento, a outra metade teme queda da receita.

Para Galiza, nesse caso a trajetória é mesmo de baixa. “A divisão dos percentuais é um indicador que deve ser visto como um todo. A maior parte das grandes corretoras aposta que há uma tendência de queda no faturamento: 50% delas. 12% apostam em melhora. O restante com 38% acha que o segmento ainda vai conseguir continuar como está”, comenta o economista.

Já quanto à rentabilidade, o otimismo segue em alta para 62% das seguradoras e 58% das corretoras, que acreditam em melhora ou manutenção de seus números. Contudo, 62% das resseguradoras temem uma queda de rentabilidade.

Isso talvez possa ser explicado pelo fato de as resseguradoras terem registrado bons resultados em 2014 e de haver um consenso de que dificilmente tal cenário vá se repetir em 2015.

Rentabilidade

tabela 4_

 

Sobre uma avaliação dos quatro últimos meses e uma possível projeção do melhor cenário ao final do semestre, Galiza prefere não trabalhar com previsões. “Difícil dizer. Por enquanto, a torcida é que a situação como um todo não piore. A partir daí, esperamos que o cenário comece, aos poucos, a melhorar até o final do ano”, comenta ele, destacando que a palavra do momento para o setor é esperança.

L.S.
Revista Apólice

 

 

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO