A tendência de contratação pela Internet e de buscar preço mais baixo já está atingindo a categoria de Seguros de Automóveis, setor bem estável e com nota boa entre os usuários. De acordo com novo estudo da CVA Solutions, o uso da Internet para fechar um negócio ainda é baixo, mas praticamente dobrou nos últimos 12 meses, sendo que 28% dos usuários declararam que pretendem mudar de marca e buscar melhor preço na renovação do seu seguro. O estudo foi finalizado no início de agosto e ouviu 5.232 usuários de todo o Brasil.
Dentre as conclusões do estudo também fica clara a necessidade de comunicação entre as seguradoras e seus segurados, já que os usuários que conhecem, por exemplo, o clube de descontos das companhias, avaliam melhor sua seguradora, frente aos que não conhecem.
De acordo com Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions, o setor de seguros passará por modificações, por isso as seguradoras devem buscar modelos de baixo custo. “Com a recessão as pessoas já estão cortando planos de saúde e TV por assinatura, pois precisam diminuir os gastos. Nesse momento as seguradoras têm que diminuir os preços e mostrar as vantagens, como o clube de descontos e os serviços de assistência, por exemplo. A tendência é um crescimento de vendas pela Internet e com preços menores”, observa Cimatti.
Recessão é oportunidade para seguros mais simples e baratos
Algumas respostas do estudo demonstram a vontade de mudança dos consumidores: 28% pretendem mudar de seguradora, sendo que destes, 81% querem buscar um preço mais baixo. E quando perguntados se mudariam para um seguro que custasse metade do atual, mas que cobrisse apenas roubo e perda total, sem cobrir outros danos (danos parciais e danos contra terceiros), 40% disseram que mudariam. “Neste momento de recessão, os seguros mais simples e baratos têm potencial de crescimento, ainda mais considerando que boa parte dos segurados não utiliza os serviços e assistências a que tem direito em suas seguradoras”, comenta Cimatti.
O setor de seguros tem características particulares. Enquanto os consumidores que têm Planos de Saúde ou Cartões de Crédito usam frequentemente os serviços, os usuários de seguro de automóveis pagam e pouco usam os serviços. Nos últimos 12 meses, segundo o estudo, 51% do total não usaram o seguro ou os serviços de assistência, sendo que 28% acionaram a seguradora para solicitar o guincho ou socorro mecânico, 14% utilizaram assistência à residência e 19% notificaram um sinistro.
Consumidor é fiel ao corretor
Apesar das pessoas buscarem facilidades, como a compra pela Internet, o corretor de seguros continua sendo figura importante no setor. O consumidor é mais fiel ao corretor do que à seguradora: 46% dos entrevistados dizem ser mais fiéis ao corretor do que à seguradora, 63,7% contratam o seguro sugerido pelo corretor. No entanto, a compra via corretor caiu um pouco, de 66,4% (em 2015) para 60,9%. Ao mesmo tempo, a compra pela Internet praticamente dobrou, aumentando de 1,6% para 3,0%.
Canais digitais de atendimento
Os consumidores seguem a tendência observada em outros segmentos de mercado de desejar serem atendidos pelos canais digitais, especialmente o WhatsApp que apresenta muitas menções. Apesar disto, o atendimento por telefone continua sendo muito utilizado e desejado.
Nota boa entre 45 setores da economia
Os Seguros de Automóveis têm uma nota boa de Valor Percebido (7,70), sendo que em 2016 houve uma melhora em relação a 2015 (7,43), o que coloca o setor na 25ª posição entre os 45 analisados. As notas variam em uma escala de 1 a 10. O Valor Percebido para os setores pesquisados se baseia na nota de custo-benefício percebido e tem como melhor segmento o de Microondas (nota 8,87) e como pior Operadora de Telefonia Celular (nota 5,84).
Clube de descontos
O conhecimento do clube de descontos (vantagens e descontos em parceiros da seguradora oferecidos aos clientes) faz muita diferença na avaliação dos segurados sobre a seguradora. Quando a pessoa conhece o Clube de Descontos, avalia melhor a seguradora. No caso da Porto Seguro, 80% de seus segurados conhecem o clube de descontos. Já na média, apenas 51% dos entrevistados conhecem o clube de descontos de sua seguradora.
“A Porto Seguro faz um bom trabalho de comunicação com seus clientes, com o mercado e com os corretores, gerando boa fidelização. Por isso, os seus clientes têm mais contato e interação, sabem das vantagens e avaliam bem a empresa. Dessa forma a Porto Seguro tem a melhor Força da Marca e está em segundo lugar em Valor Percebido”, observa Sandro Cimatti.
Ranking: Valor Percebido e Força da Marca – 2016
Valor Percebido (custo-benefício percebido): 1º lugar – QBE; 2º lugar – Porto Seguro; 3º lugar – Zurich; 4º lugar – Tokio Marine; 5º lugar – Itaú; 6º lugar – BB Seguro Auto; 7º lugar – Mapfre; 8º lugar – Sulamérica; 9º lugar – Liberty; 10º lugar – Sompo (Yasuda-Marítima).
Força da Marca (% da Melhor Operadora – % Pior Operadora): 1º lugar – Porto Seguro; 2º lugar – Allianz; 3º lugar – Sulamérica; 4º lugar – Mapfre; 5º lugar – HDI; 6º lugar – Liberty; 7º lugar – Bradesco; 8º lugar – Itaú; 9º lugar – Tokio Marine; 10º lugar – Azul.
A.C.
Revista Apólice