As férias de verão estão chegando e milhares de brasileiros sairão de suas cidades para passarem seus dias de descanso em hotéis, pousadas, flats e resorts. E nesse período, ao mesmo tempo em que crescem os números de hóspedes e o faturamento, aumentam os riscos ao patrimônio e ao negócio.
Pensando na proteção do setor, surgem seguros para estes estabelecimentos com cobertura básica que garante desde o reparo de prejuízos causados por incêndio, queda de raio, explosão e queda de aeronave, até a reposição total do patrimônio.
Nos últimos dois meses alguns incêndios chamaram atenção nacional. Em dezembro, um dos hotéis mais tradicionais do Rio de Janeiro, o Othon Palace, em Copacabana, sofreu um incêndio que, de acordo com o Corpo de Bombeiros, pode ter sido provocado por uma ponta de cigarro. Em outubro deste ano, colchões e outros materiais velho armazenados na cobertura serviram de combustível para o incêndio no Ponta Mar Hotel, localizado na avenida Beira Mar, em Fortaleza. No mesmo mês outro incêndio foi registrado no hotel Holiday Inn, na Praia de Iracema, também em Fortaleza. Neste caso o fogo teve início no gerador do local.
De olho nesse mercado, a Generali aposta no seguro Generali Hotéis e Pousadas que além da cobertura básica do estabelecimento, possui 24 garantias adicionais e que podem ser flexibilizadas de acordo com a necessidade do proprietário e do local. São coberturas de riscos e serviços que vão desde danos elétricos, impactos de veículos, vandalismo e até perdas e danos causados aos bens segurados em decorrência de roubo ou furto qualificado, o que inclui valores regularmente existentes no interior do estabelecimento descrito na apólice.
“A proteção hoje é fundamental para o empresário manter a viabilidade de seu negócio. Hoje pode ser estendida para cobrir eventuais bens furtados de hóspedes, ou mesmo garantir, em caso de acidente, o pagamento de até 180 diárias, pelos dias em que o segurado estiver impossibilitado de exercer total ou parcialmente sua atividade” explica Eduardo Gaspar, superintendente de negócios corporativos da Generali.
Além da cobertura do estabelecimento, a apólice ainda contempla um completo serviço de Assistência 24 horas à disposição tanto do empresário como para atender às necessidades específicas dos hóspedes:
- Para o empresário: encanador, eletricista, vidraceiro, chaveiro, técnico de informática, cobertura provisória de telhado, entre outros.
- Para o hóspede: envio de médicos, transporte ou remoção médica emergencial inter-hospitalar, envio de medicamentos, ambulância 24 horas, auxílio em caso de documentos perdidos ou roubados, entre outros.
A.C.
Revista Apólice