Autoridades policiais, representantes da Interpol e de empresas que atuam no combate ao roubo e furto de veículos na América Latina estão reunidos,em Buenos Aires, para o 1º Seminário IAATI Capítulo América Latina.
A IAATI – Associação Internacional de Investigadores de Roubo de Automóveis – é formada por representantes de 35 países e se dedica a desenvolver e incentivar padrões profissionais de conduta na investigação de roubo de automotores.
O diretor de Operações Nacional do Grupo Tracker, que também é diretor da IAATI, Carlos Alberto Betancur Ruiz, será um dos palestrantes do evento. Ele vai fazer uma análise da problemática do roubo e furto no Brasil. “Vamos mostrar o tamanho do desafio que é combater esse tipo de crime no território nacional, onde 715 veículos são roubados por dia, segundo Departamento Nacional de Trânsito. Também apresentaremos as tecnologias que estão à disposição de proprietários de automóveis, motos e caminhões hoje no mercado”, afirma Betancur.
O roubo de carga sozinho gera um prejuízo de mais de R$ 920 milhões, por ano, segundo dados da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística. Os produtos alimentícios, cigarros, eletrodomésticos e farmacêuticos são os mais visados. O Sudeste concentra 84% das ocorrências, seguido de Sul (6%), Nordeste (6%), Centro-Oeste (3%) e Norte (1%).
Entre as tecnologias oferecidas para combater esse tipo de crime, estão a radiofrequência – considerada a melhor solução para roubo e furto e imune à ação de inibidores de sinais (jammers) –, e o GPS/GPRS – que foca o Gerenciamento Logístico e Monitoramento de Frotas.
A.C.
Revista Apólice