As empresas do setor de Combustíveis (postos e distribuidoras de gasolina, etanol, diesel etc) estão entre as principais responsáveis pela contratação de seguro de transportes, apontam dados da Porto Seguro. Por volta de 11% dos embarcadores (como também são chamadas as empresas que entregam suas cargas para transporte) segurados pela companhia é deste segmento.
Segundo Rose Matos, gerente de Transportes da Porto Seguro, a representatividade do mercado de Combustíveis na economia do País justifica a demanda por instrumentos de proteção para suas operações de transportes. “Trata-se de um segmento com amplo potencial produtivo e um importante gerador de oportunidades profissionais”, comenta. “Para atendê-lo, contamos com opções de seguros, serviços e assistências que se adéquam aos diferentes portes e necessidades das empresas do setor”, completa.
De acordo com números da Agência Nacional do Petróleo (ANP), a produção de combustíveis (gasolina, gasolina de aviação, GLP, óleo combustível e diesel) no País em 2012 já soma mais de 70 milhões de metros cúbicos (m3). Projeções da consultoria internacional F.O. Licht, especializada no segmento de combustíveis renováveis, mostra que a produção de etanol no Brasil deve superar 24 bilhões de litros no período 2012/2013. Em todo o território nacional, existem mais de 39 mil postos revendedores de combustíveis, também de acordo com dados da ANP.
J.N.
Revista Apólice