O Porto Seguro Auto inicia nova campanha, que faz parte do movimento “Trânsito+gentil”, para conscientizar os motoristas quanto aos perigos do uso indevido de aparelhos como celulares, smartphones e similares, ao volante. Direcionada a públicos distintos, a iniciativa abrangerá diferentes formas de divulgação.
A campanha visa chamar a atenção para práticas que, muitas vezes, “passam despercebidas”, mas que podem gerar distrações responsáveis por colisões, perda de controle da direção, entre outros incidentes. Ligar, enviar e ler mensagens ou acessar a internet enquanto se dirige são alguns exemplos de comportamentos que serão abordados nas ações.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso de celular e similares aumenta em até 400% o risco de acidentes no trânsito. No Brasil, esta é a quarta maior causa de tais ocorrências. Além disso, o uso desses aparelhos à direção é considerado infração e, portanto, acarreta perda de pontos na carteira de habilitação e multa no valor de R$ 85,13.
“Os atos de gentileza no trânsito também passam pelo cuidado com os demais condutores e pedestres, evitando práticas que os exponham a riscos de acidente”, comenta Marcelo Sebastião, diretor de Auto da Porto Seguro. “Por isso, essa nova campanha visa promover o uso adequado dos celulares e deixar claro que, para dirigir com segurança, é necessário restringir o uso desses e outros aparelhos semelhantes a quando não se está dirigindo”, completa.
Jovens motoristas: perfil e comportamentos
Com base na premissa de que o uso de celulares, smartphones e similares é predominante entre os jovens, a Porto Seguro encomendou ao Ibope um estudo sobre o perfil e comportamento de jovens motoristas à direção. Foram feitas 350 entrevistas com condutores entre 18 e 24 anos, em cinco regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife.
Em relação ao uso do celular e similares, especificamente, a pesquisa identificou que 10% dos jovens ouvidos já sofreram algum tipo de acidente em decorrência de distrações provocadas pelo uso indevido desses aparelhos à direção. Por outro lado, o ocorrido gerou uma mudança de atitude: 72% afirmaram que, após o acidente, mudaram o modo de dirigir, preocupando-se ainda com outros condutores conhecidos, como familiares e amigos.
A pesquisa também aponta o nível de conhecimento desses motoristas quanto aos riscos do uso de celulares e outros aparelhos ao volante, bem como as atitudes diante desse comportamento: 59% afirmaram dirigir e teclar ao mesmo tempo “muitas” (20% das respostas) ou “algumas” vezes (39% do total). Também nesse caso, predomina a consciência de que é preciso mudar tal prática, apesar de muitos ainda não “transformarem” esse conhecimento em atos: 80% dos respondentes disseram preocupar-se quanto ao problema em questão. Destes, 48% tentam evitar o uso de aparelhos à direção, enquanto 32% não fazem nada para mudar o hábito.
Iniciativas
As peças de divulgação da nova campanha da Porto Seguro serão veiculadas em canais de TV aberta e fechada. Abrangerá ainda inserções na internet e na programação de emissoras de rádios, além de ações em teatros e cinemas (nas unidades da rede Playarte, parceira da companhia).
A campanha também contempla o envio de e-mails para corretores, prestadores de serviço e clientes da companhia, contendo o link do vídeo, que pode ser repassado a outros interessados. Haverá entrega de materiais informativos nos estacionamentos da Rede Estapar e nas unidades dos Centros Automotivos Porto Seguro, além da inclusão de encartes em apólices e divulgação em cursos dirigidos aos segurados de Auto da empresa, como o Direção Emocional, Direção Segura e Mecânica para Mulheres.
J.N.
Revista Apólice