Ultima atualização 07 de agosto

powered By

Lucro da Porto Seguro avança 40% no segundo trimestre

A Porto Seguro apresentou lucro líquido de R$ 143 milhões no segundo trimestre de 2012, alta de 40 % em relação ao mesmo período de 2011. As receitas totais cresceram 13%, para R$ 2,7 bilhões, impulsionado principalmente pelo desempenho dos produtos Auto da marca Itaú (+12%) e da Azul (+16%). Boa parte do incremento do valor das vendas veio do reajuste de preços, segundo comunicado do grupo. O resultado financeiro avançou 26% no trimestre em comparação ao mesmo período de 2011, para R$ 231 milhões. Os prêmios ganhos aumentaram 10%, para R$ 2,2 bilhões e o índice de sinistralidade apresentou queda de um ponto percentual, passando de 61,6% para 60,3%.

Veja o comunicado oficial

No segundo trimestre de 2012 crescemos 13% nas receitas totais, principalmente impusionados pelo desempenho dos produtos Auto da marca Itaú (+12%) e da Azul (+16%), grande parte em função dos reajuste de preços necessários para contemplar o cenário atual. No produto Saúde os prêmios auferidos subiram mais de 18%, resultado do desempenho de pequenas e médias empresas e do produto Odontológico. No segmento Patrimonial, as vendas dos produtos de Residência foram superiores a 19%, dando continuidade a tendência de crescimento. Também crescemos significativamente em outros negócios (não seguros), em particular a receita com operações de crédito aumentou quase 60%, devido ao crescimento do faturamento e carteira do cartão de crédito.

O lucro do trimestre sem os efeitos do intangível cresceu 40% (2T12 x 2T11), atingindo R$ 143 milhões, a despeito da queda do CDI médio no período (2,1% no 2T12 vs. 2,6% no 2T11). O retorno sobre o patrimônio alcançou 14,5%, 3 p.p. maior, principalmente em função do desempenho do resultado financeiro, que atingiu 128% do CDI (ex Previdência), contribuindo com R$231 milhões (+26%). Neste contexto, nossa estratégia de alocação de ativos financeiros funcionou compensando parcialmente a queda nos juros, através de posições pré-fixadas, em juro real e inflação.

O desempenho operacional foi impactado pelo aumento da sinistralidade total, principalmente do produto Auto da marca Porto (56,6% no 2T12 e 53,3% no 2T11), explicado pelo aumento da frequencia de furto e roubo no país, sobretudo na cidade de São Paulo. Reajustamos os preços, adequamos as regras de subsrição de riscos, intensificamos as instalações de rastreadores de veículos com o objetivo de conter o aumento da sinistralidade. De fato, a sinistralidade no 2T12 já apresenta redução (vs 1T12).

Por outro lado, o indíce de despesas administrativas de seguros reduziu 1,8 p.p., resultado dos nossos esforços para melhorar a eficiência operacional. Entendemos que o aprimoramento de processos e investimentos em tecnologia são fundamentais para a competividade e a diferenciação da Empresa.

Também inauguramos 9 centros médicos, 7 centros automotivos (CAPS), 5 centros de atendimento rápido de sinistro (CARS) e lançamos novos produtos. Destes destacamos o plano empresarial de saúde da operadora PortoMed; o produto Porto Seguro Auto Sênior para pessoas a partir de 60 anos; o Alarmes Monitorados Pós Pago, produto inovador que cobra do cliente somente quando utilizado. Adicionalmente, lançamos o negócio Porto Seguro Serviços Avulsos, que permite a qualquer cliente, mesmo sem ter seguro na Companhia, a contratação de serviços para veículos, residências e pets, incluindo serviços de conveniência, como serviços de portador(PortoBoy), inspeção veicular com motorista, leva e traz para revisão de carros, instalação de ornamentos decorativos entre outros.

Nesse trimestre ganhamos o prêmio de empresa mais amada pelos consumidores, publicado pela revista Consumidor Moderno e realizado pela Shopper Experience, fato que nos orgulha e que reflete nosso compromisso com a excelência de atendimento aos nossos clientes.
Assim, estamos otimistas e investindo no potencial do mercado brasileiro, acreditando na nossa capacidade de oferta de produtos e serviços com qualidade, sempre alicerçados na parceria com nossos corretores de seguros, funcionários, prestadores de serviços e acionistas.

Denise Bueno

Sonho Seguro

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

AdBlock Detectado!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, nos apoie desabilitando esses bloqueadores de anúncios.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO