EXCLUSIVO – Acaba de sair o Relatório de Mercado da América Latina 2024, publicado pela Swiss Re. Você pode conhecer todos os detalhes no podcast Open Insurance TV, no qual Fred Knapp, Head Reinsurance Brazil & Southern Cone é o convidado.
Knapp explica porque o Relatório aponta para um crescimento menos acelerado da América Latina, com estimativa de 3,8% em 2025, abaixo dos 7,6% em 2024. Ele aponta também as mudanças que aconteceram no Brasil, um país que não tinha exposição a catástrofes, mas que agora sente o impacto das mudanças climáticas em sinistros de inundação e seca, que podem afetar diretamente o mercado de seguros.
Segundo o estudo da Swiss Re, “os ‘ventos favoráveis’ atuais devem sustentar o crescimento dos prêmios, embora de forma mais moderada em alguns mercados. As condições de endurecimento do mercado atual, impulsionadas pelas linhas de seguro de danos e responsabilidade, continuarão a influenciar as dinâmicas de precificação”.
“Nos próximos anos, o crescimento dos prêmios de seguro deverá continuar a superar o crescimento econômico na América Latina, como observado nas últimas duas décadas. No entanto, nossas estimativas mais recentes mostram que as lacunas de proteção ainda são grandes na região, totalizando USD 151 bilhões em termos de prêmios equivalentes em 2023″, continua o Relatório.
Para o Head da resseguradora, o Brasil ainda sofre com a baixa penetração do seguro, assim como a América Latina, por conta da falta e cultura de consumo de seguro. “É preciso explicar ao cliente final porque ele está comprando uma apólice de seguro. Isso cabe tanto a nós, resseguradores, como a corretores de seguros e seguradoras”, afirmou Fred Knapp no podcast.
Ainda segundo o Relatório da Swiss Re “o crescimento real dos prêmios deverá desacelerar para 3,6% em 2025, de 7,0% em 2024, acompanhando a desaceleração econômica. O setor de Vida e Saúde deve passar de 7,7% para 3,5%, enquanto o de P&C deve reduzir de 5,6% para 3,7%”.
O podcast Open Insurance TV é realizado em parceria da Revista Apólice com a GRTV, e é apresentado pela jornalista Kelly Lubiato.
Você pode conferir a íntegra do estudo aqui.