A Korsa Riscos e Seguros, com atuação em 120 países, completa 30 anos de atividades no mercado neste mês de abril. Fundada em 1994, a empresa iniciou suas atividades no bairro de Cascadura, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e, sob a liderança do fundador James Theodoro, mudou-se posteriormente para Jacarepaguá, Zona Oeste da cidade carioca. Desde então, a empresa vem fortalecendo sua equipe e investindo em tecnologia da informação.
“Completamos 30 anos no mercado de forma ininterrupta, levando tranquilidade e segurança para os clientes”, comemora James. “Quando eu fundei a Korsa em 1994, tínhamos apenas uma mesa e uma cadeira que ganhei de um familiar. Não tinha nem telefone. Hoje a empresa possui 70 funcionários, sede própria no Rio de Janeiro e escritórios em São Paulo e Paraná”, exalta o empresário.
Na avaliação da empresa, uma melhor estruturação da área comercial interna, que resultou em uma maior assertividade nas negociações e o lançamento de novos produtos, foram os fatores fundamentais para o crescimento da Korsa ao longo dos anos. Além disso, James revela que em 2023 o setor especializado em transporte na corretora cresceu 19%.
Para alcançar melhores resultados, a Korsa em sua trajetória fechou contratos com grandes clientes corporativos e expandiu suas operações para São Paulo. Em 2001, a corretora também lançou o pioneiro seguro RC Trans Ambiental.
Posteriormente, em 2007, abriu seu escritório em Curitiba, passando a ter forte presença na região Sul do Brasil, o que hoje responde a 30% de seus negócios. Em 2010 inaugurou sua sede própria no Centro do Rio de Janeiro, e em 2012 a empresa lançou seu próprio sistema de CRM/ERP chamado de KPAG, que aliado ao BI e Power BI, possibilitou que a empresa crescesse em média dois dígitos por ano, mantendo seus custos fixos equilibrados.
A trajetória da Korsa foi marcada por importantes parcerias estratégicas. Em 2012, uniu-se à rede mundial de corretores de seguros UNIBA, marcando presença em mais de 120 países, representando a rede no Brasil. Também firmou parceria com a BB&T Insurance Services, atual Trust Insurance Service. Nesse mesmo ano, a corretora estruturou um setor de resseguro e seguros para empresas de O&G, atividade que se tornou uma das principais na corretora até hoje.
De origem libanesa por parte de mãe e grega por parte de pai, James avalia a caminhada de sucesso da empresa, com expansão dos negócios no Brasil em outros países. “Passa um filme na minha cabeça, são muitas emoções, entre erros e acertos para chegarmos ao patamar de hoje”, diz o executivo.
N.F.
Revista Apólice