Ultima atualização 04 de março

“O mercado de seguros brasileiro é um dos melhores do mundo”, diz presidente da CNseg

Dyogo Oliveira reuniu a mídia especializada para falar sobre os avanços do setor, expectativas de crescimento para 2024 e o desdobramento do PDMS
seguros
Dyogo Oliveira

EXCLUSIVO – “O mercado de seguros brasileiro é um dos melhores do mundo do ponto de vista de regulação, capacidade e modernização”, afirmou Dyogo Oliveira, presidente da CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), durante uma coletiva de imprensa com a mídia especializada realizada na tarde desta segunda-feira (04). O encontro foi promovido na sede do Sindseg-SP (Sindicato das Seguradoras de São Paulo), no qual o executivo comentou sobre os avanços do setor, expectativas de crescimento para 2024 e o desdobramento do PDMS (Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros) após um ano de seu lançamento.

O presidente da CNseg citou a Resolução BCB nº324 de 14/06/23, na qual o seguro foi incluído como mitigador de risco de crédito das instituições financeiras, como uma das iniciativas importantes para o mercado e os brasileiros. “Queremos ter um percentual de seguro de crédito que movimenta o setor. Os bancos também são regulados de forma parecida com o nosso segmento, com o requerimento de risco de capital, e o seguro vai entrar como uma das garantias que diminuem este requerimento. Isto vai gerar uma queda no custo da aquisição de crédito, o que irá movimentar a economia e, consequentemente, o poder aquisitivo da população”.

Segundo Oliveira, uma das principais conquistas do PDMS foi a publicação das Resoluções CNSP 463/24 e 464/20 em 19 de fevereiro deste ano, com a finalidade de tornar os produtos de acumulação (previdência privada e seguros de pessoas) mais adaptados às realidades dos consumidores, criando condições mais favoráveis à formação de poupança previdenciária no Brasil, ao desenvolvimento do mercado de anuidades e à ampliação da eficiência e da competitividade no segmento. “Isso vai atrair mais pessoas para o nosso setor, além de promover educação financeira e salientar a importância do planejamento para a aposentadoria, visto que cada vez mais a longevidade cresce no país”.

O executivo também comentou sobre a tramitação do PLC 29/17, que pretende ser o novo marco legal do mercado de seguros brasileiro, como um avanço fundamental em direção às metas estipuladas pelo PDMS, que prevê ampliar em 20% a população atendida pelo setor e alcançar a marca de 10% de participação do segmento no PIB. “Este Projeto de Lei foi objeto de um debate profundo entre o Governo e o setor, e vai de encontro com a continuidade da boa regulação do mercado no Brasil. Recentemente conversamos com o senador Rodrigo Pacheco e o PLC deve voltar a tramitar neste mês. O que está no Projeto, na nossa visão, não atrapalha o segmento muito menos traz retrocesso. Ele irá organizar regras que determinam a relação entre os clientes e as seguradoras, que antes ficavam meio “perdidas” no Código Civil. Vamos levar o seguro a outro patamar”.

Oliveira afirmou que a CNseg vai abrir dia 16 de março o período de apresentação de propostas de iniciativas para o PDMS, onde a entidade irá receber novas ideias para o aprimoramento das ações do Plano. Todos os participantes do mercado poderão mandar sugestões. Ainda de acordo com o presidente da Confederação, o setor deve crescer 11,5% sem saúde em 2024 e 11,7% com saúde. “Estamos muito animados com todas as iniciativas que estamos concluindo. O mercado de seguros avançou muito em tecnologia e inovação, passamos por diversas crises e demonstramos a nossa resiliência. Isto é prova de que a regulamentação do setor tem sido muito eficaz”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO