Ultima atualização 28 de março

Ituran Brasil aposta em novos produtos e tecnologia para crescer até 20% em 2024

No Brasil, a empresa registrou uma expansão de 23% de receita operacional em 2023. Executivos comentaram sobre a estratégia da autotech durante uma coletiva de imprensa

EXCLUSIVO – Para apresentar os resultados de 2023 e comentar sobre as novidades da empresa, a Ituran Brasil realizou uma coletiva de imprensa na manhã de hoje (27), em sua sede na capital paulista. Executivos falaram sobre o resultado operacional da autotech, investimentos em tecnologia e inovação, além da importância da experiência do cliente para os negócios da multinacional israelense.

No Brasil, a companhia registrou uma expansão de 23% de receita operacional em 2023. O Ebitda registrou aumento de 22%, representando o maior resultado de todas as operações do mundo. Globalmente, a Ituran apresentou um faturamento de US$ 320 milhões no ano passado, crescimento de 9% em relação a 2022.

“Nossa estratégia está focada em ampliar nosso portfólio e aumentar a presença da empresa no território brasileiro. Para alcançarmos a meta de crescer 20% em 2024, vamos investir em inovação para oferecermos tecnologia de ponta para nossos clientes e parceiros, além de melhorar a qualidade dos nossos produtos e serviços para atender as demandas do setor”, afirmou Amit Louzon, CEO da Ituran Brasil.

De acordo com o executivo, a base ativa mundial da empresa registrou crescimento recorde, com mais de 186 mil novas plataformas monitoradas, totalizando 2.252 milhões. Além disso, a multinacional conquistou um novo recorde de lucros, atingindo US$ 87 milhões, valor 10% superior em relação a 2022. No ano passado, houve também uma geração de US$ 77,2 milhões em fluxo de caixa operacional, e a posição líquida de caixa e títulos negociáveis chegou a US$ 53 milhões.

“Atualmente, o Brasil é o país mais importante para a operação da Ituran. Em 2023, alcançamos o recorde de R$ 911 milhões em recuperações, segundo a Tabela FIPE, obtendo um crescimento de mais de 30% em relação ao recuperado em 2022. Isso prova que o nosso produto resolve uma dor da sociedade, além de auxiliar no índice de sinistralidade do seguro automóvel. Temos parceria com grandes cinco seguradoras do mercado: Mapfre, HDI, Liberty, Youse e Tokio Marine”, disse Louzon

Maurício Kikuchi, Chief Information Officer, é o responsável pela área de T.I na autotech, e comentou sobre as ações que a companhia vem implementando para melhorar a segurança da informação. Segundo Kikuchi, o principal objetivo da Ituran é garantir a evolução tecnológica da empresa, adotando processos robustos para garantir a privacidade dos dados dos parceiros e clientes.

“Implementamos um SOC (Security Operation Center) com base na gestão de logs, aderimos a ferramentas de scan de código integradas às esteiras de publicações de versões e instalamos um XDR (Extended Detection and Response) com base em Machine Learning. Também expandimos nossas políticas de monitoramento de DLP (Data Loss Prevention), realizando o monitoramento constante da Deep Web e métodos contra-inteligência para proteger nossa operação”, afirmou Kikuchi.

Fernando Correia, gerente de Operações, ressaltou que todas essas iniciativas e investimentos em tecnologia ajudam na análise de comportamento do cliente e na prevenção da perda do veículo. “Com o uso da Inteligência Artificial, em 10% dos casos conseguimos identificar um furto antes mesmo do consumidor perceber que o veículo foi levado e nos notificar. Em São Paulo, por exemplo, os furtos representam 70% das ocorrências. Tudo isso reflete positivamente no negócio e na experiência do cliente, sendo um dos fatores que mais auxiliaram na expansão dos resultados da Ituran”.

No ano passado, a Ituran Brasil registrou um aumento de 31,81% nos prêmios emitidos para as seguradoras parceiras. Em 2022, foram cerca de R$ 270 milhões, enquanto em 2023 esse número ultrapassou os R$ 356 milhões. A meta da autotech é aumentar esse valor em 10% em 2024.

Em 2023, a companhia fortaleceu sua presença no mercado de varejo e ampliou a oferta de produtos de moto (serviços de Ituran com Seguro Moto e Rastreador Ituran Moto) para todo o país. Além disso, investiu em parcerias que aumentam as possibilidades de negócios para corretores de seguros e assessorias.

“Ao final de 2024, esperamos atingir 850 novos parceiros e disponibilizar as nossas soluções a serviço de 1.200 novos corretores, conquistando também mais 50 lojas instaladoras em todo o Brasil. Também investimos em nossa base atual, auxiliando os parceiros com acesso a cursos e programas de profissionalização através da Unituran. Os corretores são fundamentais para o nosso negócio, pois são eles que constroem um relacionamento com o cliente e entendem as suas necessidades”, afirmou Euclides Naliato, diretor Comercial do Canal Corretores e Assessorias da Ituran Brasil.

Recentemente, a companhia lançou o Ituran com Seguro EV (Veículo Elétrico), que representa mais um marco na ampliação de portfólio dos produtos e o foco da empresa em adaptar os seus produtos aos critérios ESG. “Ainda este ano, será lançada a nova funcionalidade Mapa de Calor no aplicativo Ituran Digital, que usa da base de Inteligência de Dados, Big Data e Machine Learning para apresentar na palma da mão dos clientes as áreas de risco de acordo com o perfil do seu automóvel”, disse Roberto Posternak, diretor Comercial de Varejo/Produtos.

Fábio Acorci, diretor Comercial de Soluções Corporativas, completa: “Além disso, vamos disponibilizar em breve o Ituran Assinatura by Meleva, marketplace de veículos de assinatura exclusivo para os corretores de seguros ampliarem suas carteiras. Em 18 meses de teste, atingimos mais de 1350 automóveis assinados, R$ 800 mil faturados e R$ 3 mil de ticket médio. Também estamos utilizando o recurso de videometria em tempo real, que usa câmeras com tecnologia de detecção de fadiga, emite alertas em casos em que os motoristas apresentam distrações, sonolência, fumam ou utilizam o celular ao volante”.

A IturanMob, braço de mobilidade da autotech, alcançou um crescimento sólido em sua base ativa de veículos corporativos, encerrando o ano de 2023 com um aumento de 281% em relação ao ano anterior. Durante este período, a Ituran também dedicou esforços consideráveis às operações, focando na oferta de soluções que priorizam a automação veicular e digitalização da jornada de locação, visando aprimorar a experiência do cliente. “Isso reflete o nosso comprometimento em criar soluções sustentáveis e inovadores sempre com auxílio de tecnologia de ponta”, reforçou Paulo Henrique Andrade, CEO da IturanMob.

No ano passado, o hub da Ituran expandiu suas operações nos Estados Unidos, Israel, México e países da América Latina. A empresa também firmou parceria com a Porsche GT3 Cup Brasil e a Aliança pela Mobilidade Sustentável, projeto colaborativo entre a 99 e a BYD, que utilizam a tecnologia de telemetria da IturanMob. Foram instalados mais de 300 softwares nos carros da BYD em 2023, número que pode chegar a 10 mil até o final de 2025.

Em 2024, deve ser lançado o Teste Ride Yamaha, projeto de gestão de frota para motos da rede de concessionárias da montadora, e o Yamaha FastRental, que passará a ofertar além do formato de venda e consórcio, dando a possibilidade do consumidor locar a moto por 12, 24 ou 36 meses, com toda a experiência de contratação e gestão de forma digital. “Além de criar possibilidades de novos negócios para empresas no setor, queremos aumentar a acessibilidade da proteção do automóvel. Menos de 30% da frota brasileira é segurada. Ao oferecer uma experiência diferenciada e um produto de baixo custo, atraímos os 70% dos brasileiros que não protegem seus veículos e expandimos a penetração do mercado de seguros no Brasil”, ressaltou Andrade.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock