Ultima atualização 19 de dezembro

Compartilhamento de dados entre seguradoras pode impulsionar setor no Brasil

Segundo um relatório da McKinsey, o Open Insurance pode ser a solução para algumas ineficiências específicas do mercado de seguros

O estudo Global Insurance Report, realizado pela McKinsey, mostra que o mercado de seguros está em franca expansão na América Latina. De acordo com o levantamento, o segmento de seguros da categoria não Vida (que inclui seguro a propriedades, acidentes pessoais ou de trabalho, seguro de saúde, de responsabilidade civil, de incêndio, de crédito e outras assistências), mais que dobrou entre 2011 e 2022. No mesmo período, o seguro de vida mais que triplicou.

Em toda América Latina, existe um aumento no número de empresas, insurtechs e startups que atuam no segmento. É o caso da Finansystech, uma companhia do grupo Celcoin pioneira no ecossistema de Open Finance e Open Insurance. A fintech criou o Mock Insurance, que é o ambiente de testes usado por todas as empresas do setor, para auxiliar as seguradoras a desenvolver os parâmetros de segurança usados por todos os participantes do sistema. A empresa já atua no Brasil e Chile.

Os desafios do setor

Segundo o relatório da McKinsey, o ecossistema brasileiro ainda não aproveita todas as oportunidades e o Open Insurance pode ser a solução para algumas ineficiências específicas do mercado. “As seguradoras podem criar novas soluções e aumentar significativamente seus resultados, especialmente na captação de novos clientes – já que é possível oferecer produtos mais personalizados. Além disso, o Open reduz custos operacionais, algo que sempre foi problemático no país. Além disso, o Open Insurance ajuda a expandir o alcance das empresas e a criar novas oportunidades de negócios. Mais precisamente: o ecossistema Open pode trazer impactos positivos significativos, como menos assimetria de informações entre os participantes, maior alcance, economia de plataformas de gestão e menor investimento em segurança”.”, aponta Danillo Branco, CEO da Finansystech.

A consultoria aponta ainda que as seguradoras brasileiras têm a oportunidade de buscar jornadas mais fluídas e com mais engajamento, investindo tanto na experiência do usuário como em ferramentas mais interessantes para os corretores e clientes finais.

Como o Opin pode ajudar?

O compartilhamento de dados entre empresas credenciadas pela Susep (Superintendência dos Seguros Privados), de maneira segura e precisa, permitirá que os consumidores obtenham melhores produtos e serviços e as empresas terão acesso a um número de dados muito maior e de diversas fontes, podendo assim tomar decisões mais precisas para aprimorar processos de negócios.

Com o Open Insurance, as seguradoras também poderão ter novos fluxos de receita através de parcerias com outras empresas e fornecedores. Incluindo, por exemplo, serviços adicionais aos já oferecidos pela empresa.

Mais exemplos:

– Padronização e facilitação do compartilhamento de dados: O Open Insurance propõe a criação de um sistema padronizado de compartilhamento de dados por meio de APIs abertas. O sistema simplifica e torna mais eficiente o processo de troca de informações entre seguradoras, clientes e terceiros, facilitando o acesso a dados relevantes para a prestação de serviços de seguro.

– Estímulo à inovação e competição: Ao permitir o acesso a dados por meio de um sistema aberto, o Open Insurance incentiva a entrada de novos participantes no mercado. Isso fomenta a competição, impulsiona a inovação e oferece novos produtos e serviços aos consumidores.

– Aprimoramento da experiência do cliente: Com o compartilhamento de dados, as seguradoras podem oferecer serviços mais personalizados e adaptados às necessidades individuais de cada cliente.

– Potencial para impulsionar o desenvolvimento econômico: Ao promover o acesso mais amplo e eficiente aos dados, o Open Insurance desempenha um papel significativo na democratização do ecossistema trazendo novos modelos de negócios para parte da população que não tem acesso ao universo dos seguros.

No contexto brasileiro, a implementação do Open Insurance pode não apenas modernizar o setor de seguros, mas também contribuir para a economia digital do país, alinhando-o com iniciativas internacionais e promovendo um ambiente mais competitivo e inovador.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO