Ultima atualização 27 de outubro

Mapfre avança 95% de lucro no 3ºT e anuncia Felipe Nascimento como CEO do Grupo no país

De janeiro a setembro, a seguradora teve lucro operacional de quase 182 milhões de euros no Brasil, impulsionada pelos ramos de Vida e Rural
mapfre
Felipe Nascimento e Fernando Serrabona

A unidade brasileira do Grupo Mapfre, uma das maiores empresas do mercado segurador e financeiro do mundo, encerrou o terceiro trimestre de 2023 com resultados positivos em sua operação local. O lucro líquido da companhia no Brasil evoluiu de forma significativa, passando de 93,1 milhões de euros para 181,7 milhões de euros no cálculo de janeiro a setembro deste ano, o que representa uma alta de 95,1%, a maior entre todas as operações da companhia no mundo em relação ao mesmo período no ano passado.

Já os prêmios emitidos no país atingiram a marca de quase 4 bilhões de euros, alta de 7,3% no período. O resultado foi impulsionado, principalmente, pela evolução positiva dos negócios de seguros Rural e de Vida, que cresceram, respectivamente, 9,9% e 8,8% em arrecadação. Os prêmios arrecadados com seguros de Automóveis, ramo que segue se adaptando ao cenário de inflação, cresceu 2,5% no período.

Estamos muito satisfeitos com os resultados do terceiro trimestre de 2023, que refletem o planejamento estratégico da companhia na busca por uma operação rentável e com modelos de subscrição adequados à realidade do mercado nacional”, afirma Fernando Pérez-Serrabona, CEO do Grupo MAPFRE no Brasil.

Fernando Perez Serrabona
Fernando Pérez-Serrabona

Apesar dos desafios econômicos enfrentados no período e de um mercado que ainda encontra espaço para crescer, alcançamos a manutenção de um crescimento sustentável e rentável, o que reforça a solidez de nosso negócio no Brasil

Pérez-Serrabona destaca ainda o desempenho dos negócios de seguros Rural, que foi o principal impulsionador do crescimento da MAPFRE no terceiro trimestre. “O seguro Rural é um segmento estratégico para a MAPFRE no Brasil, um país líder na produção agropecuária mundial. Após as perdas sofridas em 2022, estamos observando uma incidência menor de safras catastróficas, o que favoreceu nosso balanço”, afirma o CEO.


MAPFRE no mundo

No cenário global, o Grupo MAPFRE registrou um crescimento de 10,9% em prêmios emitidos nos nove primeiros meses deste ano, totalizando 20,6 bilhões de euros. No mesmo período, o lucro líquido da companhia avançou 11,7%, considerando o total sem deterioração do ágio. Foram 545,6 milhões de euros no acumulado dos nove meses ante 488,4 milhões de euros na comparação com o mesmo período do ano anterior.

A região Ibéria, que congrega Espanha e Portugal, obteve um lucro líquido de 245,5 milhões de euros. A América Latina, sem considerar o Brasil, alcançou um resultado de 101,8 milhões de euros, seguidos da Europa, África e Ásia (31 milhões de euros) e da América do Norte (18,8 milhões de euros).

Novo CEO do Grupo MAPFRE no Brasil

A partir de janeiro de 2024, Felipe Nascimento assumirá a posição de CEO da unidade brasileira do Grupo Mapfre, sucedendo a Fernando Pérez-Serrabona, que retornará à Espanha após cinco anos no Brasil e deixa um legado relevante para o negócio local, marcado por crescimento e resultados exponenciais. O movimento segue um planejamento estruturado de sucessão previamente mapeado.

A empresa também anunciou a incorporação de dois novos executivos nas posições de CEO de Negócios e CEO Financeiro e de Operações. Esses profissionais, que responderão ao novo CEO Regional, irão trabalhar em conjunto na liderança da operação da Mapfre Seguros, com o objetivo de impulsionar continuamente a oferta de serviços e inovação.

Felipe Nascimento, executivo que atua há mais de 15 anos na MAPFRE, assumiu a posição de CEO de Seguros no Brasil em 2021, e, desde então vem promovendo transformações significativas e consistentes na cultura e na performance da empresa. O executivo também acumula em sua jornada experiências em distintas áreas na organização, sendo que uma delas é internacional, tendo atuado como diretor Corporativo de Tecnologia e Processos da MAPFRE na Espanha.

A missão de Nascimento será dar continuidade às iniciativas de expansão da Mapfre no mercado nacional de forma sustentável. “O Brasil é um mercado estratégico para a MAPFRE, e estou muito honrado pela oportunidade. Também me sinto desafiado a avançar no plano da companhia de ser cada vez mais próxima dos nossos clientes e distribuidores, sempre amparados por uma forte gestão técnica em todas as suas linhas de negócios“, completa.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO