Ultima atualização 31 de outubro

Inovação, inclusão e cooperação na saúde suplementar

Setor sofre forte pressão devido à maior demanda por serviços, à alta dos custos desses atendimentos e dos preços de insumos médicos

Os desafios que a saúde suplementar enfrenta constituem um risco não apenas ao equilíbrio financeiro das operadoras, mas principalmente à manutenção do acesso de milhões de brasileiros aos planos de saúde e à possibilidade de se ampliar esse benefício a mais pessoas. O setor sofre forte pressão devido à maior demanda por serviços, à alta dos custos desses atendimentos e dos preços de insumos médicos, à maior velocidade de incorporações tecnológicas, como medicamentos e terapias de alto custo, às alterações regulatórias que trouxeram instabilidade e provocaram o crescimento da judicialização, ao aumento de fraudes, entre outros fatores. O debate de soluções para equacionar esses problemas deve ter foco na inovação, na inclusão e na cooperação.

Omar Abujamra Júnior

Um dos principais segmentos da economia brasileira, os planos de saúde injetam na rede de serviços médico-hospitalares do país R$ 224 bilhões por ano, segundo o Mapa Assistencial publicado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Nos últimos anos, o setor tem focado na inovação para aumentar a eficiência em toda a cadeia de assistência, garantir mais qualidade, combater fraudes e reduzir custos. As operadoras estão investindo em aplicações de Analytics, Big Data e Inteligência Artificial para aperfeiçoar processos. Nesse sentido, o intercâmbio e as parcerias com startups, investidores e incubadoras também têm alcançado resultados positivos.

Os planos de saúde figuram como o terceiro maior desejo de consumo entre os brasileiros, conforme pesquisa encomendada pelo IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar). Contudo, apesar do aumento de beneficiários nos últimos meses, que chegaram a 50,7 milhões em julho de 2023, conforme a ANS, o setor terá de desenvolver respostas eficazes para o desafio estrutural da transição demográfica, com o consequente envelhecimento da nossa população e as novas demandas assistenciais geradas nesse cenário. Para se ter ideia, na última década, o grupo de beneficiários com mais de 60 anos cresceu 33%, enquanto a parcela entre 20 e 59 anos, que acessa a cobertura suplementar principalmente pela via dos empregos formais, teve expansão de apenas 2,4% no mesmo período.

Além disso, pesquisa da consultoria WTW, divulgada pela imprensa em agosto, revelou que o custo com plano de saúde pressiona o pacote de benefícios oferecidos por empresas, que já estão adotando a divisão do custeio com os colaboradores. Atualmente, os contratos empresariais respondem por 70% do mercado. Esse é mais um indicador que aponta que o cenário atual pode levar à exclusão de beneficiários, em lugar da desejada inclusão, e expõe o risco de os planos de saúde se tornarem artigo de luxo, acessível apenas à parcela da população com maior poder aquisitivo. O modelo de cooperação teve um papel fundamental para a expansão da saúde suplementar no Brasil.

O cooperativismo, por meio de sua capilaridade, permitiu a interiorização da medicina de qualidade em todas as regiões do país, alcançando hoje mais de 90% dos municípios brasileiros. Com vocação para a inovação e o compromisso com a coletividade e a comunidade, as cooperativas médicas conhecem de perto a realidade e as necessidades de saúde em cada local onde atuam – e estão preparadas para contribuir com a busca de soluções que possibilitem sanar os problemas que o setor enfrenta.

A saúde suplementar é um dos pilares do sistema de saúde brasileiro, atendendo a 25% da nossa população, e é essencial para aliviar a pressão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), que embora seja uma conquista e um direito constitucional de todos os cidadãos, enfrenta demanda crescente e cada vez mais complexa, com recursos limitados. Portanto, a ampliação do acesso aos planos de saúde, de forma segura e sustentável, para mais pessoas, deve ser uma premissa no debate sobre mudanças na regulamentação do setor, como parte integrante da política pública de saúde do país.

* Omar Abujamra Junior, presidente da Unimed do Brasil

* Artigo publicado originalmente no Correio Braziliense

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock