EXCLUSIVO – O Grupo Bradesco Seguros realizou o XVI Fórum da Longevidade que reuniu grandes ícones das artes, da ciência e dos negócios. Mais de 800 pessoas tiveram a oportunidade de meditar com a atriz Bruna Lombardi e de ouvir outra atriz, a grande Zeze Motta, cantar lindamente, depois de dividir suas experiências de vida. A cereja do bolo ficou por conta da participação da Rainha dos Baixinhos, Xuxa Meneghel.
“As escolhas são muitos aderentes ao que ouvimos nos anos anteriores”, comentou o diretor de marketing do Grupo Bradesco Seguros, Alexandre Nogueira. “Quisemos mesclar opiniões e conteúdos que fossem ricos em vários aspectos, como é a questão da longevidade, baseada em pilares: conhecimento, saúde, parceria, amizade e finanças”.
É importante ressaltar que as participações, desde a apresentação da atriz Cissa Guimarães, são de pessoas que conhecem o tema da longevidade por experiência própria ou por área de conhecimento. “As pessoas podem perceber o quanto uma seguradora pode participar da sua jornada de vida e das suas famílias. O amigo certo das horas incertas”, pontuou Nogueira.
O médico gerontologista Alexandre Kalache, que também é consultor do Fórum da Longevidade, ressaltou a situação demográfica brasileira, um país que envelheceu muito rapidamente e de forma inadequada. Entretanto, Kalache afirmou que o Brasil possui pontos positivos para os idosos, como um Estatuto próprio, sistema de saúde pública universal e renda universal.
Outro ponto alto do evento foi a participação da médica e professora Margareth Dalcomo. Ela foi uma das maiores defensoras da vacinação em massa durante a pandemia e disse que continuará lutando pelas pessoas que necessitam de atendimento médico.
Dalcomo se definiu como um sexagenária no corpo de uma balzaquiana e contou que trabalha 14 horas por dia, atendendo, realizando pesquisas na Fiocruz do Rio de Janeiro, dando aulas e palestras, além de escrever para jornais. Após falar sobre sua atuação na pandemia, Dalcomo pediu a todos que se vacinem, pois este é o único meio de prevenção. Ela foi ovacionada em pé pela plateia.
AUTOCUIDADO
“A vida é um abraço de você em você mesmo e nas pessoas que te cercam. Se você tem empatia, olha para o outro e entende as diversidades, você está próximo do amor próprio e do amor ao próximo”, enfatizou a atriz Bruna Lombardi. Para ela, o fato da sociedade começar a discutir a longevidade, já é um grande avanço, mas é apenas um começo.
O Fórum da Longevidade colocou em discussão a forma como a sociedade pode conviver em harmonia. Como disse o presidente da Bradesco Vida e Previdência, esta é a primeira vez na humanidade em que sete gerações estão convivendo juntas. “Precisamos, mais do que nunca, estarmos inseridos nesta discussão, além de abrir espaço para a discussão acadêmica, como uma companhia que cuida do futuro das pessoas, o que aumenta a responsabilidade e a satisfação de abrir espaço para o diálogo”, comentou Jorge Nasser.
Nasser acrescentou: “Nossa contribuição é inspirar outras instituições a abrirem espaço para a discussão da longevidade. Temos orgulho de sermos o maior pagador de benefícios, de pensões, aposentadorias e indenizações. Forma mais de R$ 33 bilhões em 2022. Precisamos ter uma relação intergeracional. Não basta ficar imaginando que os velhos terão um problema no futuro. Nós somos os velhos”.
Para fechar o evento, Xuxa lembrou que a gente é o que a gente come, o que a gente vive. Aos 60 anos, a Rainha dos Baixinhos, disse que se cuida muito e que mantém uma energia muito otimista. “Queria que alguém tivesse dito: cuida do teu sono, da energia boa, do que você come, porque tudo isso terá reflexo na sua vida. Eu tenho ainda muita coisa para fazer e não irei me aposentar tão cedo.
A lição é que temos que cuidar do que somos hoje, para sermos melhores no futuro. É preciso cuidar da saúde financeira, emocional e física. O futuro ainda vai longe.
Kelly Lubiato
Revista Apólice