Ultima atualização 31 de outubro

B3 firma parceria para viabilizar primeira SPOC do mercado

Estabelecimento das SPOC's contribui para o avanço do Open Insurance no Brasil, regulamentado pela Susep

A B3, a bolsa do Brasil, assinou contrato para ser a fornecedora de infraestrutura tecnológica para a primeira SPOC (Sociedade Processadora de Ordem do Cliente) do mercado de seguros. Trata-se da Guru SPOC, empresa recém-criada que funcionará como provedora de utilidades para os intermediários de seguro e seus clientes.

As SPOCs são empresas credenciadas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) para realizar atividades de processamento de pedidos dos clientes, dentre outros serviços, e devem entrar em completo funcionamento na conclusão da Fase 3 do Open Insurance, também conhecida como “Efetivação de Serviços”, com obrigatoriedade prevista para maio de 2024.

Na prática, a SPOC funcionará como um agregador ou comparador de diferentes serviços para que o consumidor possa aproveitar as vantagens do Open Insurance. Será por meio dela, por exemplo, que o cliente poderá fazer uma comunicação de sinistro ou contratação de determinada ou portabilidade de apólice.

“Desde dezembro de 2021, a B3 tem contribuído com as seguradoras no cumprimento das exigências regulatórias e agora faz todo sentido atuarmos com as SPOCs. Esse é um passo importante para a concretização do Open Insurance e fundamental para um momento posterior, que será a integração com o Open Banking, criando o Open Finance”, comentou Ícaro Demarchi Araujo Leite, superintendente de Produtos de Seguros da B3.

“A Guru Spoc oferecerá uma verdadeira plataforma digital one-stop-shop de intermediação e gestão aos corretores e intermediários parceiros (B2B2C), despontando como um hub de oportunidades para que seus clientes possam usufruir, em tempo real, das vantagens e benefícios propiciados pelo Open Insurance, contribuindo para maior penetração e pulverização do mercado de seguros no país, de maneira eficiente e transparente, em linha com os valores e objetivos do próprio Open Insurance”, disse Cassio Gama Amaral, sócio-fundador da Guru Spoc.

B3 e o Open Insurance

O Open Insurance, ou Sistema de Seguros Aberto, é o compartilhamento padronizado de dados e serviços por meio de abertura e integração de plataformas e infraestruturas de sistemas de informação, com o uso de interface dedicada para essa finalidade. A B3 atua, em parceria com a Lina Infratech, empresa de tecnologia para compartilhamento seguro de dados em ecossistemas digitais, como provedora da infraestrutura para o Open Insurance para as seguradoras, fornecendo a plataforma com as API’s, monitoramento e gestão do fluxo de consentimento.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO