Ultima atualização 16 de agosto

Saúde suplementar repudia iniciativa de farmacêutica MSD

Entidades afirmam que a evolução dos medicamentos exige a fixação demais rigorosos critérios técnicos e científicos de incorporação à saúde

Merece veemente repúdio a iniciativa tomada pela empresa farmacêutica MSD no sentido de incentivar a abertura de processos na Justiça para impor, ao sistema de saúde suplementar e à coletividade de seus beneficiários, a oferta de medicamentos não cobertos, utilizando-se de maneira irresponsável a Lei nº 14.454/22, recentemente aprovada pelo Congresso Nacional.

O Brasil tem hoje um dos processos regulatórios de incorporação e cobertura de novos medicamentos, procedimentos e tratamentos de saúde pelos planos e seguros privados mais rápidos e abrangentes do mundo. Realizado no âmbito da Agência Nacional de Saúde Suplementar, ele assegura a ampla participação e a defesa de direitos dos pacientes.

No entanto, o acelerado ritmo de inovações em medicamentos cujos preços são cada vez mais altos, chegando à casa de dezenas de milhões de reais, exige a fixação de novos e mais rigorosos critérios técnicos e científicos de incorporação, sob pena de tornarem inviáveis os custos em saúde no país – tanto para o sistema público, quanto para o privado – num curto horizonte de tempo.

Nesse contexto, é absolutamente irresponsável o comportamento da empresa referida ao objetivar aumentar os seus lucros por meio de judicialização antiética, expondo a coletividade dos beneficiários.

Que esse caso sirva de alerta para que possamos deixar mais clara a legislação federal e para que valorizemos cada vez mais o sistema de avaliação de tecnologia em saúde conduzido pelo Ministério da Saúde através da Conitec e pela ANS.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock