Ultima atualização 27 de julho

Inteligência Artificial ajuda a melhorar índice de satisfação dos clientes

Durante o CQCS Insurtech & Innovation, executivos do mercado de seguros falaram sobre como suas empresas estão utilizando a IA no atendimento ao consumidor

CQCS Insurtech & Innovation 2023 (EXCLUSIVO) – Um dos painéis do primeiro dia do CQCS Insurtech & Innovation 2023 abordou o uso da Inteligência Artificial (IA) como estratégia para satisfação do cliente. Especialistas falaram sobre a importância dessa tecnologia para as seguradoras oferecerem um atendimento de qualidade aos consumidores.

Raphael Bauer de Lima, diretor Geral Comercial da Mapfre, comentou sobre as iniciativas que a companhia está adotando para melhorar a experiência do segurado. A seguradora lançou recentemente uma assistente virtual para atender às demandas do cliente. ”Nós, como uma empresa multiprodutos, estamos enfrentando diversas transformações e adotando soluções tecnológicas para cobrir riscos. Um exemplo é o lançamento de um seguro que não está vinculado ao veículo, mas sim ao motorista. Para isso, utilizamos a Inteligência Artificial como uma ferramenta no momento da subscrição, o que nos ajuda a entender melhor o perfil de cada pessoa”.

Lima também falou sobre o Mapfre Open Innovation, programa de inovação global da companhia criado em 2018. A iniciativa vai ao encontro do compromisso estratégico da empresa em promover uma transformação focada no cliente, por meio de parcerias e do uso de tecnologias emergentes, impactando positivamente os negócios e a sociedade. “Nossas ações são concentradas em crescimento, eficiência operacional e produtos e ecossistemas de nova geração. Cada vez mais a IA tem sido utilizada no nosso negócio para otimizar o atendimento ao cliente e corretor. A IA permite estar mais disponível para o cliente e analisar informações de maneira mais ágil e assertiva, melhorando a tomada de decisões”.

Luiz Cartolano, diretor executivo de Marketing & Transformação da Allianz Seguros, também falou sobre como a empresa utiliza a Inteligência Artificial na sua operação, e o impacto dessa ferramenta em diversos mercados. ”Como empresa, precisamos utilizar essa tecnologia com muito cuidado. Na Allianz, o uso da IA é baseado em cinco fatores: transparência, privacidade, controle humano, justiça e não discriminação e responsabilidade”.

Segundo Cartolano, o Grupo Allianz implementou diversas iniciativas com IA ao redor do mundo. ”Utilizamos a Inteligência Artificial para melhorar processos internos e externos; a Allianz Partners usa a IA em mais de dez países para atender seus clientes em assistência, gerando mais satisfação no atendimento; e também usamos a ferramenta na precificação do seguro de vida. No Brasil, nos baseamos na Inteligência Artificial para melhorar o uso do seguro, a comunicação com o público alvo, analisar o comportamento do cliente e realizar pesquisas para ouvir o segurado e o corretor. O uso da IA é apenas parte de um processo, e precisa ter um propósito alinhado à estratégia de cada empresa”.

Daniel Garbulho, Senior VP Latam na H2O, fabricante de soluções de IA, comentou sobre quais ferramentas a empresa oferece para aprimorar a experiência do cliente na indústria de seguros. Segundo o executivo, um dos problemas que a companhia enfrenta ao implementar uma Inteligência Artificial é a falta de dados consistentes para desenvolver o modelo que a organização necessita. ”O mercado de seguros investe em processos mais simples devido à este problema. Outro desafio que o segmento enfrenta são as fraudes, que acabam sendo facilitadas por conta dessa tecnologia. Para isso, criamos um modelo de recomendação que mostra as chances daquele sinistro, reembolso e etc ser uma fraude e interromper este processo”.

De acordo com Garbulho, é preciso entender que tipo de que mecanismo as seguradoras estão procurando oferecer para satisfazer o cliente. ”Isso passa por um processo de transformação e desenvolvimento de produtos que atendam às necessidades do consumidor. Além da tecnologia, é preciso adaptar o negócio a outros processos, sejam macroeconômicos ou até mesmo de capacitação de colaboradores para utilizarem essa ferramenta de maneira efetiva.”

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock