Ultima atualização 06 de junho

Insurtech Brasil 2023: Agilidade e assertividade no atendimento são diferenciais

Para representantes do mercado de seguros, rapidez e eficiência no atendimento ao cliente geram engajamento e maiores possibilidades de negócios

Insurtech Brasil 2023 (EXCLUSIVO): No Insurtech Brasil 2023, que acontece hoje, 06 de junho, em São Paulo, inovação. e tecnologia são as palavras de ordem. No painel ”Oportunidades e Desafios da Venda Self Service e do atendimento automatizado, IA e novas tendências”, especialistas do mercado comentaram sobre a importância da agilidade no atendimento ao cliente e da assertividade da oferta.

Ricardo Nishimura, conselheiro consultivo da Rini, afirma que o cliente mudou os seus hábitos e, para atender às suas expectativas, o mercado de seguros deve procurar estar conectado à transformação digital. ”A expectativa do consumidor é obter a resposta para o seu problema em menos de cinco minutos, tanto no pré quanto no pós venda. As pessoas estão dispostas a pagar mais por um serviço de qualidade. E apesar do avanço tecnológico, o nosso setor tem muito a aprender. Acredito que, com a continuação da modernização da regulamentação, o segmento será capaz de desenvolver cada vez mais soluções que estejam alinhadas aos avanços tecnológicos”.

Segundo Márcia Camacho, diretora de Seguros da Minuto Seguros, a corretora vem implementando soluções para oferecer mais agilidade e assertividade ao cliente. ”A rapidez é fundamental, mas é preciso oferecer um seguro que faça sentido para o consumidor. Hoje atingimos uma marca de 90% de renovação de apólices, e esse sucesso passa justamente por uma boa resolução e empatia pelo consumidor. A Inteligência Artificial, além de ajudar o setor a avançar na precificação do risco e identificar fraudes, nos ajuda a ter um maior controle da gestão dos processos, o que gerou um grande ganho para a nossa operação.

Sobre a venda self service, Márcia afirma que, apesar do consumidor poder contratar o seguro online, ele deseja ter um atendimento humanizado para caso precise de ajuda. ”70% dos nossos clientes contratam o seguro pela primeira vez. Precisamos da inteligência da oferta, com o uso de tecnologia escalada, para conquistar o consumidor desde o momento do primeiro atendimento. A pandemia, apesar das dificuldades, serviu para fazer com que o nosso setor acordasse para a transformação digital, e o nosso papel como corretora é estar conectada a essa realidade”

Para Ronald Bragarby, Regional Director LATAM da CM.com, as seguradoras têm que trabalhar para oferecer uma comunicação transparente e rápida através de todos os seus canais, para que o cliente escolha qual a melhor forma para ele entrar em contato com a empresa. ”Com uma estratégia ominichannel, a jornada dos segurados e dos parceiros de cada companhia fica mais fluída. Muitas empresas estão investindo nesse modelo, mas acredito que poucas têm tido sucesso. O Brasil é um grande polo de tecnologia, basta olharmos para o mercado nacional e fornecer ferramentas que façam sentido, principalmente para o cliente”.

O executivo reforça que, pela sociedade estar conectada, ter um atendimento mais personalizável visou requisito básico para gerar oportunidades de negócios. ”Com isso, você acaba economizando tempo e oferecendo um produto que faça sentido com o que o cliente está procurando. Isso gera um maior engajamento de leads e ajuda na conversão de vendas, aumentando a eficiência operacional e a capacidade de proporcionar uma experiência diferenciada para cada segurado”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO