Ultima atualização 28 de junho

Demanda por seguro automóvel cresce quase 25% em maio

Segundo o Índice Neurotech de Demanda por Seguros, houve alta de 11,02% em relação ao mesmo mês em 2022

O mercado brasileiro de seguro automóvel retomou o bom momento registrado nos primeiros meses do ano. Depois de sofrer a primeira queda de 2023, em abril, a demanda do setor fechou o mês de maio com alta de 24,78%, na comparação mensal. É o que mostra o INDS (Índice Neurotech de Demanda por Seguros). O indicador mede mensalmente o comportamento e o volume das consultas na plataforma da Neurotech, empresa especialista em soluções de Inteligência Artificial aplicadas a seguros e crédito.

Na análise individual dos Estados que fazem parte do Índice, todos performaram positivamente na comparação com abril. O ranking ficou assim: Paraná (31,25%); Minas Gerais (26,67%); São Paulo e Rio de Janeiro (ambos com 25,84%), e Rio Grande do Sul (25,30%).

Na comparação 2022 x 2023, maio também apresentou crescimento: 11,02% em relação ao mesmo mês de 2022. “Já prevíamos uma recuperação em maio, visto que abril foi atípico em todo ano de 2023 que, até o momento, se mostrou próspero para o setor”, afirma Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech.

Ele lembra que, por conta do aumento dos preços dos veículos novos e usados, o valor da apólice de seguro automóvel também registrou alta em abril, o que pode ter sido amenizado em maio com um cenário de custos mais baixos devido à queda do dólar, que ficou abaixo de R$ 4,90 pela primeira vez em um ano.

“Outro reflexo é a recuperação das vendas de veículos. As compras de automóveis e comerciais leves cresceram 9,65% em maio, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Isso é ótimo e tende a melhorar com a promessa do Governo Federal de reduzir impostos para alavancar as vendas de carros no Brasil, o que ainda não foi sentido”, explica Gusson.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock