Ultima atualização 25 de maio

Alba Seguradora marca retomada da Cia de Seguros Aliança da Bahia

A marca Alba Seguradora reflete a combinação da tradição e experiência com inovação tecnológica, reforçando o foco no cliente

A seguradora Aliança da Bahia está se reposicionando no mercado e agora é Alba Seguradora. O reposicionamento da empresa de 153 anos acompanha a revolução digital e se dá num momento de expansão do mercado de seguros no Brasil.

 A pandemia trouxe desafios e incertezas que impulsionaram o setor de seguros. A reestruturação da tradicional companhia que iniciou suas atividades na Bahia, no tempo do Brasil Império, foi decidida em 2021, quando o conselho administrativo aprovou investimentos para impulsionar a operação com um novo plano de negócios.

 Com consultoria da Ernst Young, foi realizado um estudo de mercado e iniciado o desenvolvimento do novo projeto que gerou a Alba Seguradora. A nova marca, que teve o trabalho de rebranding, reflete a combinação da tradição e experiência com inovação tecnológica, reforçando o conceito de que o cliente está sempre no centro das atenções.

Na nova marca, foi inserido um grafismo autoral na forma de asterisco. “O asterisco é um símbolo utilizado para dar destaque e chamar a atenção de coisas importantes, representando o tradicional compromisso da companhia com a transparência”, explica o diretor comercial e de operações, Solon Barretto.

A empresa surge com o DNA do pioneirismo de ter elaborado o primeiro contrato de riscos operacionais do mercado brasileiro com pluralidade de coberturas em uma única apólice (all risks) para usinas hidrelétricas. A Companhia Aliança da Bahia assegurou a construção da então maior hidrelétrica do mundo, a Itaipu Binacional, em 1978. 

Para o diretor executivo da Federação Nacional de Seguros Gerais, Danilo Silveira, “ É um privilégio para o mercado de seguros voltar a contar com uma companhia do porte da Aliança da Bahia, hoje Alba.  Isso porque esta seguradora, traz um diferencial peculiar, que alia a tradição de quem participou de momentos marcantes da história nacional a uma operação ajustada às novas tecnologias. Digo isso com propriedade e orgulho, pois atuei nela por 30 anos”, ressalta Danilo.

 “Temos orgulho de nossa herança, mas também estamos cientes da importância de inovar e atender às expectativas dos nossos clientes”, afirma Barretto. Segundo ele, nesta nova investida, a Alba Seguradora restabelecerá operações com novos focos. “Se antes atuamos fortemente em grandes riscos, agora a meta é atender à demanda de distribuição de seguros massificados”.

 O executivo explica haver relevância nos ramos de riscos pessoais, atendendo também ao mercado em riscos patrimoniais. O ramo prestamista e o produto de garantia estendida são também estratégicos. O plano para atingir esses mercados, segundo ele, enfatiza o tradicional canal corretor, em total sincronia com as ferramentas digitais, além de parcerias com representantes varejistas, entre outros do segmento affinity.

No próximo dia 06 de junho, será realizado o lançamento oficial da Alba Seguradora para o mercado, em Salvador. A Cia já vem desenvolvendo negócios, como o contrato firmado com uma das maiores empresas varejistas baiana para a oferta de seus produtos como a garantia estendida, prestamista, entre outros. “Dentro da estratégia que também abrange a distribuição com corretores de seguros, há tratativas e contratos com entidades financeiras, operações digitais e representantes de seguros”, ressalta Solon.

 Inicialmente a prioridade da Alba Seguradora serão os mercados do Nordeste e São Paulo, onde na capital do estado a empresa mantém uma filial. A ideia é que a expansão para outras regiões do país se realize paulatinamente num processo planejado de capilarização com filiais e assessorias. 

 Para Solon Barretto, o potencial de mercado brasileiro de seguros é muito grande. “Menos de 10% da população tem seguro de vida individual, afora também o baixo índice de outros produtos quando comparado a outros países”. O crescente interesse pela educação financeira do povo brasileiro é um fator estimulador do mercado de seguros, que movimenta atualmente 6% do PIB nacional, de acordo com a CNSeg. Em 2022, o setor faturou – excluindo-se DPVAT, saúde complementar e previdência – cerca de R$ 160 bilhões.

 Fundada em 1870, como Companhia Aliança de Seguros Marítimos, depois Companhia de Seguros Aliança da Bahia, a Alba Seguradora herda a experiência de 153 anos e se renova no Século XXI com base financeira sólida e sustentável, estrutura organizacional bem definida, atualização tecnológica e uma equipe qualificada, com profissionais experientes em todas as áreas, desde a subscrição de riscos até a gestão de sinistros, passando pela análise atuarial e de investimentos.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock