Ultima atualização 16 de março

Aumento de desastres naturais reforçam importância do seguro residencial

Segundo dados da FenaSeg, apenas 15% das residências brasileiras que contam com um seguro residencial possuem cobertura contra enchentes

EXCLUSIVO – Não é novidade que desastres naturais estão acontecendo com mais frequência no Brasil. O último episódio aconteceu no Litoral Norte de São Paulo em pleno feriado de carnaval, deixando 64 mortos, 2.251 desalojados e 1.815 desabrigados, de acordo com informações divulgadas pela Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

Em momentos difíceis, o seguro residencial pode ser um aliado na preservação do patrimônio. O produto oferece, em sua cobertura básica, proteção contra incêndio, queda de raio e explosão. Entretanto, segundo dados da FenaSeg (Federação Nacional das Empresas de Seguros), apenas 15% das residências brasileiras que contam com um seguro contrataram a cobertura contra enchentes em suas apólices.

Raquel Cerqueira

“Em períodos de fortes chuvas, vemos, com certa frequência, episódios de enchentes, deslizamentos e panes elétricas, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Uma proteção para a residência é fundamental para prevenir acidentes e garantir a segurança do lar e dos moradores. No entanto, a severidade de uma inundação causa, muitas vezes, prejuízos imensuráveis. O gasto com recuperação ou limpeza de um imóvel destruído é alto para quem não tem seguro. Uma apólice pode custar, em média, apenas 0,1% ou 0,2% do valor do imóvel”, afirma Raquel Cerqueira, superintendente de Ramos Elementares da Bradesco Seguros.

De acordo com a executiva, para que mais clientes contratem essa cobertura é preciso investir na expansão sustentável do seguro residencial, mantendo a qualidade do serviço nas redes referenciadas e tendo como pilares a inovação associada ao atendimento humanizado e especializado.

“O trabalho do corretor de seguros é fundamental para a disseminação do produto. O profissional deve conhecer os seguros a fundo e oferecê-los da forma mais adequada aos seus clientes, de modo a atender às suas demandas específicas”.

Para Raquel, a maior incidência de desastres naturais pode fazer com que mais pessoas procurem contratar o seguro residencial e a cobertura para enchentes. “Somente no mês de janeiro de 2023, por exemplo, a Bradesco Seguros registrou mais de 30 mil chamados emergenciais para sinistros residenciais, empresariais e de equipamentos”. Segundo ela, desde a primeira Operação Emergencial de Tratamento de Sinistros da seguradora, em 2015, o montante de indenizações ultrapassa a cifra dos R$ 53 milhões. Desse valor, cerca de R$ 9,5 milhões são referentes apenas aos anos de 2021 e 2022.

A executiva ainda reforça que um dos desafios do mercado de seguros é destacar o valor intangível da proteção e segurança, conscientizando a população sobre a importância de contar com apólices que atendam as necessidades de cada pessoa. “Assegurar o patrimônio é uma atitude simples e que pode evitar dores de cabeça, além de proporcionar conveniências no dia a dia, como os serviços para as residências. Mostrar essa relação custo-benefício, de acordo com o perfil de cada cliente, é um dos diferenciais dos corretores”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock