Ultima atualização 10 de janeiro

Ouvidorias do mercado segurador têm índice de efetividade de quase 100%

Boletim do Senacon aponta que Seguros, Previdência e Capitalização ocupam a segunda colocação em resolutividade

Os consumidores conseguiram quase cem por cento de resolutividade nas suas demandas junto as seguradoras em 2021 reforçando assim a imagem de um setor pouco judicializado. De 2018 a 2021, o setor sempre esteve acima de 90 por cento no índice de efetividade. O resultado faz parte da 12ª edição do Relatório de Atividades das Ouvidorias do Setor Segurador, publicação da CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras).

O índice das respostas do setor de seguros às demandas dos consumidores alcançou 98,1%, uma evolução positiva em relação aos anos anteriores: de 97,7% em 2020, 97% em 2019 e 94% em 2018. O índice de efetividade é calculado com base na quantidade de demandas recebidas pelas ouvidorias em relação à soma da quantidade de multas aplicadas pelo Procon e ações judiciais. Das 187.688 demandas de consumidores tratadas pelas ouvidorias de empresas do setor segurador brasileiro em 2021, 98,4% foram resolvidas sem necessidade de ação judicial e 99,8% não receberam multa do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor).

“Esses dados refletem a relevância do trabalho dos profissionais das ouvidorias no exercício de suas atribuições de mediação, prevenção e solução de conflitos, além da proposição de melhorias de produtos e processos. Podemos apontar que o diferencial do setor segurador é tratar cada demanda de forma qualitativa, com foco na solução da questão e não apenas com a preocupação de bater metas numéricas de atendimento. Destaco ainda que, segundo o Boletim Consumidor em Números, da Senacon (Secretária Nacional do Consumidor), Seguros, Capitalização e Previdência possuem a segunda maior resolutividade do site Consumidor.gov.br, alcançando 80%”, explica a Superintendente de Relações de Consumo e Sustentabilidade da CNseg, Luciana Dall´Agnol.

Pela ordem, os segmentos que apresentaram maior demanda dos consumidores foram Seguro de Pessoas (33,2%), Seguros Gerais (32%), Saúde Suplementar (26,5%), Previdência Complementar Aberta (5,8%) e Capitalização (2,4%). Desse total, as ouvidorias reconheceram, integralmente ou parcialmente, o direito do consumidor em cerca de 35,5% dos atendimentos para seguros de pessoas e gerais, previdência e capitalização. Em saúde suplementar, 43,3% foram procedentes.

“A partir da análise desses casos, as ouvidorias puderam identificar melhorias e ajustes a serem implementados em procedimentos internos, cláusulas contratuais, produtos, tecnologia, além de outros processos e áreas das empresas”, afirma Luciana.

Uma alteração regulatória relevante é que desde janeiro de 2021, as demandas antes recebidas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) passaram a ser direcionadas à plataforma consumidor.gov.br, mantida pela Senacon. O site ficou em segundo lugar (24,6%) na preferência dos consumidores para as demandas sobre seguro gerais e de pessoas, previdência complementar aberta e capitalização. Porém, o telefone liderou, sendo o meio escolhido por 32,1% dos consumidores.

No contato com as ouvidorias para questionamentos referentes a Saúde Suplementar, o telefone também ficou em primeiro lugar (61,6%). Em seguida, o e-mail (14,3%) e o site da empresa (10,2%) aparecem como os canais mais acessados.

O documento aponta também que a região Sudeste lidera as demandas (59%), seguida pelo Nordeste (17%), Sul (13%), Centro-Oeste (8%) e Norte (3%).

O relatório da CNseg consolida as demandas de ouvidoria de 74 empresas e grupos do setor, que representaram 74,2% do valor arrecadado em Seguros Gerais, 83,7% em Previdência Privada e Vida, 95,8% em Capitalização e, em Saúde Suplementar, 36,2% das associadas da Federação Nacional de Saúde Suplementar. A publicação está disponível neste link.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock