Ultima atualização 06 de dezembro

Seguros Unimed investe na cultura de inovação

Hub responsável por apoiar e acelerar projetos disruptivos na seguradora, o Stormia vem sendo reformulado com o escopo de disseminar a cultura da inovação em toda a organização

Hub responsável por apoiar e acelerar projetos disruptivos na Seguros Unimed, braço financeiro e segurador do Sistema Unimed, o Stormia vem sendo reformulado com o escopo de disseminar a cultura da inovação em toda a organização. O propósito é empoderar os colaboradores, consolidando o entendimento de que a inovação não é patrimônio de uma área, mas um atributo a ser desenvolvido e aplicado por todos.

Seguindo essa filosofia, foi formado um grupo de trabalho multidepartamental, com líderes atuantes em frentes de trabalho relacionadas à cultura da inovação e à transformação digital. Uma das importantes entregas realizadas até o momento foi a implementação do projeto Data Lakehouse, liderado pela gerente Daiane Maciel, que proporcionou à empresa uma moderna arquitetura de armazenamento e organização de informações que permite aos usuários acessá-las mais rapidamente, conferindo versatilidade e facilidade de extração de informações de negócio, com mais segurança e governança.

De 2018 a 2021, a empresa investiu R$ 94 milhões na estruturação de projetos de tecnologia e inovação digital, sendo R$ 38 milhões somente no ano passado, o que reafirma o trabalho da organização para ser reconhecida como uma empresa de tecnologia que vende seguros.

“Um dos objetivos do Stormia para 2023 é ampliar a atuação da seguradora junto ao ecossistema de inovação aberta, que contempla startups, centros de pesquisa, instituições de ensino e outros hubs de inovação. Com esse propósito, contamos com a parceria do Unimed Lab, o hub de inovação da Unimed do Brasil, que nos apoia com oportunidades de capacitação e de conexão com startups e centros de pesquisa, como o programa 100-10-1, da 100 Open Startups”, afirma Fábio Nogi, líder de negócios do Stormia e superintendente de Odontologia na empresa.

Um bom exemplo de como a companhia vem atuando no ecossistema de inovação aberta é a parceria com a startup Infinitti e com a AUIN, Agência Unesp de Inovação, dando origem à plataforma Tina da Unimed Odonto, a operadora de planos odontológicos do Sistema Unimed que disponibiliza aos usuários um chatbot suportado por inteligência artificial que atua como se fosse um coach na promoção de saúde bucal e pode indicar os profissionais mais adequados para a necessidade odontológico da pessoa. “Inovação tem a ver com cultura e diversidade. O ambiente digital é só mais um espaço onde ela se manifesta com mais força. Contudo, novos processos, produtos e operações também partem de iniciativas inovadoras”, conta Nogi.

Projetos como esses são possíveis graças ao trabalho de engajamento de diversos times em torno do mesmo propósito: estimular a criatividade para gerar valor intelectual, antecipar tendências, conferir maior competitividade para a Seguros Unimed no mercado segurador e implementar processos mais assertivos. Para apoiar na disseminação da cultura de inovação, o Stormia está atuando junto com a área de Gestão de Pessoas da empresa na capacitação de agentes de inovação, os “stormiers”, que irão acelerar o processo de disseminação do movimento juntos às áreas da empresa, além do lançamento da ‘Combine’, plataforma que permite o público interno sugerir melhoria de processos e novos projetos.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO