Ultima atualização 06 de dezembro

Inovação e as novas habilidades exigidas pelo mercado

É preciso que os profissionais tenham em mente que a inovação tende a ser cada vez mais horizontalizada e permear o negócio como um todo

Hoje as habilidades de inovação são primordiais para um bom profissional, assim como o inglês já foi um dia. Isto é motivado pelos acelerados avanços tecnológicos vistos nas últimas décadas, que criaram um consenso entre as lideranças de todos os ramos econômicos de que a inovação é algo fundamental para a continuidade de qualquer modelo de negócios. E para que a inovação aconteça. é preciso que todos os funcionários desenvolvam continuamente diferentes habilidades neste sentido.

De acordo com pesquisa da consultoria de inovação Ace Cortex, 85% das empresas priorizam a inovação na construção de suas estratégias. Nessa justificada pressa de criar coisas novas, novos produtos e soluções, por vezes deixamos de lado três reflexões cruciais que devem ser realizadas desde o início para potencializar a assertividade: inovar ‘para quê’, ‘para quem’ e ‘por quem’?

Guilherme Haraguchi

Não existe uma resposta padrão ou única para essas três perguntas e, a fim de compreendê-las, temos que pensar nelas conjuntamente. Para que uma empresa deve inovar? Inovar por inovar não leva a lugar nenhum. Um chapéu com braços mecânicos, por exemplo, é uma novidade. Mas para que serve isso? Hoje em dia precisamos planejar inovações pensando na sua utilidade e benefícios de fato. Refletir para quem e o que aquele produto ou serviço ajuda a gerar percepção de valor e a melhorar e agilizar processos.

E essa inovação não precisa necessariamente ser grandiosa, como a invenção da internet ou da ‘roda redonda’, mas talvez algo que facilite a vida de um dos seus públicos estratégicos, sejam eles colaboradores, fornecedores, consumidores, ou até mesmo para toda a cadeia, com a unificação de processos, automatizações ou simplificações. A coleta de uma assinatura que era feita presencialmente poder ser feita digitalmente, por exemplo, é algo que é aparentemente simples, que facilita muito a vida, mas que, para funcionar bem, envolve uma série de tecnologias que precisam ser unificadas para se obter um resultado preciso, eficiente e seguro.

Outro questionamento é ‘por quem serão feitas essas mudanças dentro da organização’. Pensando nos já mencionados ‘para que’ e ‘para quem’, acredito que quem deve ‘puxar’ a inovação deve ser a área que conhece mais as necessidades do público para qual ela será direcionada, uma vez que que são esses profissionais, presentes na operação e em contato direto com as facilidades e dores dos processos, que sabem o que é preciso ser feito.

É claro que se a empresa possui uma equipe focada em inovação, contar com esse suporte pode ser um diferencial para otimizar essa construção. No entanto, é preciso que os profissionais tenham em mente que a inovação tende a ser cada vez mais horizontalizada e permear o negócio como um todo, fazendo com que todos devam ter esse olhar que busca a evolução no seu dia a dia.

É inegável que estamos vivendo um momento de transição das empresas e do mercado de trabalho. Como mencionado anteriormente, os diferenciais já foram saber inglês ou dominar o Excel. Agora esses atributos já são considerados básicos e, em breve, acredito que as exigências serão outras, como saber um pouco de código, de dados e de user experience, além de competências fundamentais para a inovação como tolerância ao erro, colaboração e resiliência. Porque apesar de ainda ser necessária em muitas organizações, a área de inovação tende a atuar cada vez mais como uma facilitadora, oferecendo consultoria e as ferramentas necessárias para que a inovação aconteça nas respectivas áreas que possuem domínio do processo, produto ou público-alvo ao qual se destinam as novas soluções ou melhorias.

Para evoluirmos e atendermos às expectativas do mercado acredito que a chave está na construção de equipes multidisciplinares, nas quais todos têm pelo menos um pouco dessas novas competências para que a inovação ocorra com propósito, focada sempre em resolver problemas, melhorar a experiência do cliente e atualizar a proposta de valor de qualquer modelo de negócio.

* Por Guilherme Haraguchi, superintendente executivo de Inovação do Grupo Bradesco Seguros

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock