Ultima atualização 18 de novembro

Inflação é uma das principais preocupações das seguradoras

De acordo com um estudo do Swiss Re Institute, o PIB mundial deve crescer 1.7% em 2023, à medida que as recessões inflacionárias se desenrolam nas principais economias

A inflação continua sendo a principal preocupação das seguradoras de acordo com o último relatório sigma do Swiss Re Institute. O efeito da inflação sobre a economia mundial fez com que o prêmio total de seguro global diminuísse ligeiramente em uma estimativa de 0.2% em termos reais em 2022. Olhando para o futuro, o Swiss Re Institute espera que o setor de seguros volte a crescer 2.1% ao ano em média em termos reais em 2023 e 2024, apoiado por uma combinação de redução da inflação, endurecimento do mercado de ramos patrimoniais e de danos, bem como uma maior demanda por seguros de vida. Um lado positivo para a indústria de seguros vem do aumento da taxa de juros do banco central, que deve melhorar os resultados dos investimentos a médio prazo. 

Jérôme Haegeli, Chief Economist do Swiss Re Group, disse: ” Do nosso ponto de vista, a economia global esfriará visivelmente sob o peso da inflação e dos choques das taxas de juros. A reavaliação do risco na economia real e nos mercados financeiros é, na verdade, saudável e positiva a longo prazo”. Taxas livres de risco mais elevadas devem significar maiores retornos para investimentos na economia real. Nestes tempos desafiadores, e para o período de recuperação econômica à frente, o mercado de seguros pode mostrar seu valor, pois oferece resiliência financeira em todos os níveis da sociedade”.

De acordo com o Swiss Re Institute, as principais economias, especialmente na Europa, provavelmente enfrentarão recessões inflacionárias nos próximos 12-18 meses, em meio a taxas de juros mais altas. Prevê-se que o crescimento global do PIB desacelere para 1.7% em 2023, ante 2.8% em 2022. 

O Instituto prevê 5.4% de inflação média anual do IPC global em 2023 e 3.5% em 2024, abaixo dos 8.1% em 2022. Apesar da esperada moderação do ritmo, a inflação deverá permanecer volátil e persistentemente acima das médias históricas. Para as seguradoras, a inflação é um desafio pois corrói o crescimento dos prêmios nominais, tem impacto na demanda global e cria custos mais altos de sinistros em linhas de seguro não-vida. 

Melhorias no mercado de seguros em 2023 e 2024 à medida que as economias se recuperam e as melhorias de preços entram em vigor

O Swiss Re Institute prevê que o crescimento real dos prêmios não-vida se recupere para 1.8% em 2023 e 2.8% em 2024, após um fraco crescimento de 0.9% em termos reais em 2022. Na Europa, a retomada prevista reflete a melhoria das condições econômicas à medida que a região se recupera da recessão que se aproxima. Além disso, espera-se que os aumentos potenciais da tarifa de seguro e a diminuição da inflação nos EUA, bem como um crescimento real mais favorável na Ásia, apoiem um crescimento mais forte dos prêmios nessas regiões. A China, que representa 60% dos prêmios não-vida dos mercados emergentes, pode prever um crescimento real de 4.0% dos prêmios não-vida em 2023 e 5.8% em 2024. 

Espera-se que as linhas comerciais se beneficiem mais do endurecimento das tarifas e se expandam mais do que as linhas pessoais (excluindo saúde) nos próximos anos. O Swiss Re Institute estima um crescimento de 3.3% nos prêmios comerciais em 2022 e um aumento de 3.7% em 2023. Em contraste, espera-se que os prêmios globais de seguros de linhas pessoais diminuam em 0.7% em 2022, principalmente devido ao baixo desempenho em seguros de automóveis em mercados avançados, e depois se recuperem para um crescimento de 1.8% em 2023.  

Estima-se que a atual crise econômica nos mercados avançados tenha levado a uma contração dos prêmios globais de seguros de vida de 1.9% em termos reais em 2022. Prevê-se que isso seja seguido por um crescimento real dos prêmios em 2023 e 2024 de 1.7%, impulsionado principalmente pelo crescimento de 4.3% nos mercados emergentes, incluindo a China. 

Os motores de crescimento dos prêmios de seguro de vida estão divergindo nos mercados avançados e emergentes. A inflação nos mercados avançados, particularmente na Europa, está comprimindo os orçamentos domésticos e, portanto, reduzindo a demanda dos clientes por produtos de poupança individuais. Nos mercados emergentes, a crescente classe média e as metas governamentais de penetração de seguros de vida estão apoiando o crescimento dos negócios de poupança. A demanda também está sendo apoiada por consumidores mais jovens e digitalmente mais conscientes dos benefícios de possuir apólices de seguro de vida a longo prazo.

Tabela 1: Previsão de prêmios de seguro em termos reais

Tabela 2: Crescimento real do PIB e previsões de inflação do IPC em regiões selecionadas, 2022 a 2024

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO