Ultima atualização 20 de setembro

Cresce a demanda pelos seguros Garantia, Propriedade e RC

Especialista da corretora Finlândia faz uma análise do cenário do mercado e explica sobre as vantagens na adoção dos seguros

A aceleração e retomada da economia possibilitou que grandes licitações e contratos voltem a ser firmados na área de infraestrutura, depois de quase três anos da pandemia. Esse cenário contribuiu para crescimento da demanda por seguros Garantia (riscos financeiros) e por seguros nos segmentos de Propriedade e Responsabilidade Civil (Property and Casualty – P&C), que abrange os produtos de responsabilidade civil, riscos de engenharia e risco patrimonial.

O mercado de seguros como um todo registrou um crescimento de 19,6% no primeiro semestre desse ano, em relação ao mesmo período de 2021, com faturamento de R$ 80 bilhões. E o segmento de Danos e Responsabilidades está entre os três que mais cresceram, com um aumento de R$ 2,2 bilhões no faturamento. Os dados são da 22ª edição do Boletim IRB+Mercado, relatório mensal da plataforma IRB+Inteligência, produzido com base nos dados publicados pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) no início de agosto.

Entre janeiro e junho de 2022, na comparação com o primeiro semestre de 2021, a corretora Finlândia acompanhou o bom movimento do mercado e registrou aumento de 19% nas contratações de Seguro Garantia e, de 186%, nas de Seguros P&C. “Atenta ao crescimento da demanda pelas empresas, em especial pequenas e médias, a corretora percebeu que clientes contratantes de Seguro Garantia têm aderência a modelos que cobrem riscos civis e riscos de engenharia”, explica Kamila Souza, superintendente da Área Técnica e Novos Negócios da empresa. Nos primeiros seis meses de 2022, a corretora fechou 30 mil contratos, sendo que 87% deles foram referentes às contratações de Seguro Garantia.

Mais segurança para novos negócios

Para empresas de pequeno e médio porte, adotar os seguros Garantia e P&C é uma vantagem em vários cenários. Um deles é quando participam de processos de licitação dos governos federal, estadual ou municipal. Isso porque os modelos Garantia e os de Propriedade e Responsabilidade Civil asseguram o cumprimento das obrigações assumidas em contrato, uma forma de proteger as empresas e terceiros, principalmente quando estas são prestadoras de serviços em obras e concessões.

“Com a nova Circular nº 622 da Susep, divulgada em maio, as seguradoras poderão, por demanda de mercado, personalizar seus produtos, atendendo a necessidades específicas de cada contrato e agregando mais autonomia, segurança e transparência aos envolvidos (seguradora, segurado e tomador), permitindo a adequação da apólice à natureza de cada negócio. Entramos num caminho sem volta de amadurecimento do mercado securitário no Brasil.”, acrescenta a especialista.

Apólices mais enxutas

Segundo Kamila, a Lei das Licitações (14.133/21) exige a garantia nos processos licitatórios, via fiança bancária ou o Seguro Garantia, sendo essa mais vantajosa.“Na nossa visão, os seguros Garantia são interessantes para as pequenas e médias empresas porque as apólices ficam mais simples e enxutas, sendo uma solução mais barata do que a fiança bancária ou linhas de investimento, como o CDB, por exemplo. Isso significa que o custo da apólice entra como despesa de seguro, já a fiança bancária imobiliza dinheiro do caixa e entra como ativo e não despesa”, esclarece.

Além do Seguro Garantia, carro-chefe da corretora, outros produtos se destacam nas vendas da Finlândia, como Seguro Patrimonial, Seguro de Responsabilidade Civil e Seguro Judicial, que preservam a liquidez da empresa no curso das discussões judiciais; e o Fiança Locatícia, que garante o pagamento do aluguel para proprietários de imóveis, no caso de descumprimento das obrigações do contrato pelo inquilino.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO