Ultima atualização 25 de abril

Seguro é aliado na gestão de riscos, prevenindo ataques cibernéticos

De acordo com um estudo da Trend Micro, o Brasil é o quarto país no mundo com mais ataques cibernéticos disseminados por e-mail

EXCLUSIVO – “É importante ressaltar que companhias com ambiente cibernético seguro têm mais facilidade para contratar uma apólice, que agirá como última linha de defesa para a proteção financeira da empresa”, ressalta Tiago Lino, especialista em riscos cibernéticos na AIG Seguros. Segundo um estudo da Trend Micro, o Brasil é o quarto país no mundo com mais ataques cibernéticos disseminados por e-mail, ficando atrás apenas dos EUA, Rússia e Japão. Ao todo, foram registrados pouco mais de 9 bilhões de ataques no primeiro mês de 2022.

Para minimizar os efeitos de situações como essa, o seguro cyber pode ser um aliado, pois ele oferece auxílio no que se refere à responsabilidade pelo vazamento de dados, bem como eventuais prejuízos financeiros de ataques cibernéticos.

Entre as coberturas do seguro, estão inclusas investigação forense; extorsão cibernética (ransonware); notificação e monitoramento; restauração de dados eletrônicos; interrupção de rede (lucros cessantes e despesas operacionais); sanções administrativas (inclusive multas) e restituição de imagem da organização. Além disso, o produto cobre a parte de responsabilidade civil e danos a terceiros.

“É fundamental que as companhias invistam em gerenciamento de risco, pois conhecer os riscos que têm internamente, direcionar esforços e investimentos adequados, ter políticas e métricas que sejam efetivas e aplicáveis a cada modelo de negócio, assim como saber responder em caso de um incidente, vai levar a empresa a ter mais sucesso em mitigá-lo”, diz Hellen Fernandes, gerente de Linhas Financeiras da Zurich no Brasil.

De acordo com a executiva, os profissionais de segurança da informação possuem a difícil tarefa de tomar as melhores decisões com relação a alocações de investimentos, tecnologias de segurança e controles para mitigar, transferir ou aceitar certos níveis de ameaças e seus consequentes prejuízos. “Eles devem ter uma visão clara dos perigos a que estão expostos, lançando mão de ferramentas e metodologias respeitadas. Assim, fica mais fácil endereçar estrategicamente cada vulnerabilidade para mitigar e tratar cada risco”, afirma.

Uma outra pesquisa da Trend Micro constatou que aumentou o risco de ataques à infraestrutura digital das empresas. O estudo apontou que os hackers estão mudando seu foco para empresas e setores críticos com maior probabilidade de pagamento do resgaste, explorando cada vez mais os erros humanos para comprometer a infraestrutura em nuvem e usando táticas de dupla extorsão para aumentar a lucratividade.

“Ter reposta imediata a um incidente nunca foi tão importante, pois soluções nas primeiras horas após o ataque podem poupar milhões em prejuízos. É preciso governança, administradores prontos para coordenar a crise e time preparado para enfrentá-la. Na AIG, nossos segurados têm à disposição o Canal de Primeira Resposta, um serviço de atendimento especializado operado pela Deloitte, como um canal emergencial em caso de suspeitas ou identificação de ataques cibernéticos”, diz Lino. Para o executivo, a avaliação de vulnerabilidade cibernética da companhia, treinamento de funcionários e o monitoramento constante são parte das soluções de prevenção.

Segundo dados da Susep, o mercado nacional de seguros registrou alta de 135% na sinistralidade do seguro Cyber em 2021, quando comparado ao ano anterior. “É importante falar que não existe empresa 100% segura. A boa notícia é que temos percebido que os gestores das companhias de todos os tamanhos e atividades estão cada vez mais preocupados com isso.Vemos que há empresas pequenas tão ou mais expostas ao risco que as grandes. Pensando nisso, trabalhamos no sentido de fazer crescer a consciência nas em quanto à prevenção”, afirma Hellen.

Para ela, os corretores de seguros são fundamentais no processo de distribuição e multiplicação do conhecimento do produto, por isso a categoria deve procurar se qualificar cada vez mais neste segmento. “O mercado segurador como um todo, e não somente as seguradoras e corretores de seguros, têm a difícil tarefa entender como cada exposição se aplica aos diversos modelos de negócios. Também devem buscar conhecer de forma adequada a maturidade de gestão de risco de cada cliente, para poder propor o desenho adequado de cada apólice”, ressalta a executiva.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock