Ultima atualização 24 de março

Sucesso do Open Insurance irá depender da comunicação com o público

Fernando Tassin, gerente do TecBan, acredita que o sistema vai ajudar as seguradoras a focarem no seu core business e na experiência dos clientes

EXCLUSIVO – “Assim como o Open Baking, o Open Insurace é um conceito regulamentado de compartilhamento de serviços e dados de clientes”. É o que acredita Fernando Tassin, gerente de Open Insurance do TecBan. O banco digital realizou na manhã dessa quarta-feira, 23 de março, um workshop online com o objetivo de fazer uma imersão no mundo Open e sanar dúvidas do público sobre esse tema. Além de Tassin, participaram os especialistas da empresa Rogério Melfi e Tiago Aguiar.

O TecBan desenvolveu uma plataforma que permite o tráfego de dados tanto de Open Banking quanto de Open Insurance, diminuindo a complexidade do processo e acelerando a integração do mercado segurador à regulamentação brasileira. A companhia está contribuindo com as grandes seguradoras e insurtechs para ajudá-las nesta fase de adaptação do sistema.

“A nossa ferramenta permite a adesão de forma eficaz, ágil e segura para exposição e compartilhamento de dados, além de integrá-los via APIs com soluções provenientes de fintechs e insurtechs. Com esse sistema, as seguradoras podem focar no seu core business e na experiência e jornada de seus clientes, oferecendo uma oferta mais assertiva de acordo com o perfil do consumidor”, diz Tassin.

O Open Insurance é um sistema aberto de seguros regulado pela Susep (Superintendência de Seguros Privados). Seu conceito é baseado em segurança, privacidade, agilidade e inovação, tendo o consumidor como centro da tomada de decisão. Atualmente, o cliente pode obter uma cotação de diversas seguradoras, sendo representado uma corretora ou corretor autônomo. Contudo, muitas vezes os produtos ofertados não atendem 100% das suas necessidades. O Open Insurance visa mudar essa realidade.

Em alguns países, entre eles o Brasil, o sistema foi acionado por regulação, já outros foram orientados pelo mercado a adotá-lo, sendo impulsionado por bancos, fintechs e agentes do setor. O Open Insurance visa facilitar a vida dos consumidores, diversificar produtos e promover o aumento da concorrência, atraindo novos players para o mercado. “Portanto, o corretor de seguros, ao contrário do que muitos pensam, terá um papel decisivo nesse modelo, atuando como um consultor para ofertar as melhores soluções para o cliente”, afirma Tassin.

Um dos desafios para a adoção do Open Insurance é o calendário regulatório, que foi iniciado em dezembro de 2021 e irá até dezembro deste ano, sendo divido em três fases. Além disso, a adesão do público e retenção dos clientes serão um obstáculo para as empresas, que terão que montar estratégias para construir propostas de valor inovadoras.

Para Tassin, a comunicação com o público final vai ser algo muito importante para o sucesso do sistema aqui no Brasil. “As seguradoras estão em um processo de evolução, assim como o consumidor. A pandemia ocasionou diversas mudanças nos hábitos de consumo, e nem sempre os clientes vão optar pelo produto mais barato, mas sim pela qualidade do serviço. O setor está em um processo de transformação, o que é muito positivo e irá ajudar na sua expansão em um futuro muito próximo”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock