Ultima atualização 18 de setembro

powered By

Mercado segurador deve reformular seus canais de distribuição

Transformação digital, isolamento social e novos hábitos de consumo irão ocasionar mudanças na maneira de seguradoras e corretoras venderem apólices. Tema foi abordado no Insurance Summit Brazil 2020

ATUALIZADO DIA 18/09/2020 ÀS 15:40

EXCLUSIVO – A crescente digitalização dos processos deve mudar as formas de distribuição no mercado segurador. A influência da transformação digital, os reflexos do isolamento social e o novo comportamento do consumidor frente ao cenário de pandemia irão fazer com que seguradoras e corretoras desenvolvam novas maneiras de vender seguros. Esse foi um dos assuntos discutidos ontem, 16 de setembro, no Insurance Summit Brazil 2020.

Para participarem do painel “Reinventando Distribuição: Novas Oportunidades e Modelos Emergentes da Pandemia”, foram convidados Thomaz Kastrup, advogado e parceiro da Mattos Filho; Stephanie Zalcman, diretora técnica da Wiz Soluções; Karine Brandão, diretora comercial Regional & Digital da Axa no Brasil; e Anna Carolina Mello, CUO da Argo Seguros.

Focando em ampliar sua distribuição, a Wiz Corporate passou a oferecer uma ferramenta voltada para Seguro Garantia Recursal 100% online. A plataforma Projeto Release Cash agrupa cinco serviços jurídicos em um formato único de contratação. Além disso, a companhia também adquiriu 40% da CMG, corretora do banco BMG, para aumentar a venda de apólices entre os correntistas da financeira. Para Stephanie, diversificar o portfólio da empresa auxilia na difusão da cultura de venda de seguros . “O consumidor está mais econômico, exigente e questionador, e a pandemia ressaltou isso. Outra grande mudança ocasionada pela covid-19 foi que pudemos acelerar processos que já estavam nos planos da organização. Precisamos focar em parcerias, pois o mundo hoje é globalizado e todos os mercados estão interligados”.

Segundo Karine, o setor deverá falar mais de oferta e menos de produto nos próximos anos, apostando no uso da Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias para ajudar os clientes a entenderem melhor as apólices. De acordo com a executiva, as API’s devem proporcionar uma oferta que faça mais sentido para o corretor e principalmente para o segurado. “Isso irá gerar um aumento na escalabilidade do negócio, oferecendo uma experiência universal para todos os players. A Axa tem investido em um canal de parceria com redes varejistas para alcançar um maior público e vender mais. Vivemos em uma economia colaborativa, e quem não entende esse conceito está perdendo a oportunidade de aumentar seu lucro”.

Kastrup acredita que a automação e a tecnologia orientadas por dados analíticos democratizam o acesso ao mercado, ajudando as seguradoras tradicionais a criarem plataformas diretas de distribuição, os famosos marketplaces, proporcionando uma economia de recursos e aumentando a vantagem competitiva perante a concorrência. “Para elaborar tudo isso, será necessária a readequação da área técnica das seguradoras e repassar informações mais transparentes para o cliente, que com a digitalização dos processos está se tornando cada vez mais multicanal. Acredito que o conceito da Resolução 382 é bom, só precisa de algumas readequações para que toda a indústria seja beneficiada”.

De acordo com Ana Carolina, a tendência não é apenas vender seguros pela internet, mas as seguradoras se tornarem organizações mais digitais para conquistarem novos clientes e quebrarem paradigmas de que o produto é muito complicado de se entender. “As pessoas estão mais focadas em planejar o seu futuro financeiro e irão buscar o seguro como uma fonte de receita alternativa. Todo mundo relaciona o digital com o fim da intermediação, mas isso não é verdade. Quando reformulamos os modelos de distribuição, essas parcerias entre segmentos se retroalimentam e desenvolvem novas oportunidades. Agora é a hora de evidenciarmos a nossa relevância para a sociedade”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

AdBlock Detectado!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, nos apoie desabilitando esses bloqueadores de anúncios.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO