Ultima atualização 12 de novembro

O Brasil em 1ª instância

Grande parte da sociedade está indignada com a última decisão do STF (Superior Tribunal Federal) com relação ao fim do cumprimento da pena já em “2ª instância”

Ao entendermos o significado do substantivo feminino instância, compreendemos a razão de termos hoje um Brasil em 1ª instância. Então, vejamos: “Instância é a qualidade do que é inevitável e iminente, ou seja, que está propício a acontecer a qualquer momento ou algo que está próximo de ocorrer. O substantivo instância ainda pode ser referente ao que é feito de modo perseverante e persistente, como a solicitação de algo com veemência, firmeza e empenho.”

Grande parte da sociedade está indignada com a última decisão do STF (Superior Tribunal Federal) com relação ao fim do cumprimento da pena já em “2ª instância”. Os debates estão acalorados e, mais uma vez, polarizando a maioria lúcida e cumpridora de seus deveres, contra aqueles cujas condutas e hábitos de vida são exatamente o oposto.

Portanto, pretendo me dirigir àqueles que, feito eu, têm valores e princípios enraizados em seus “eus”, que não se abalam, nem muito menos se deixam levar ou mudar por aqueles que buscam, por meio de atos que afrontam as leis e a moral, e sua pretensão de demonstrar que estes atos são o “atalho” para a conquista de riquezas e poder. Felizmente, a sociedade, de forma geral, é suficientemente bem formada por orientações trazidas do seio de suas famílias, da educação recebida por pais, avós, que durante nossas infâncias nos transmitiram exemplos de vitórias e progressos pautados em lutas limpas e dignas, que se transformaram em histórias das quais nos orgulhamos de contar às gerações sucessoras em cada encontro, reuniões de família e amigos.

Alexandre Camillo

É por isso que acredito que o Brasil está em “1ª instância”. Como vimos, instância é “a qualidade do que é inevitável e iminente, aquilo está propício a acontecer a qualquer momento ou algo que está próximo de ocorrer.” Ou seja, se não desanimarmos, não desistirmos, muito menos nos afastarmos dos princípios éticos, é inevitável, iminente e próximo de acontecer o reencontro do Brasil com o que é certo, justo, perfeito a toda a sociedade e a todos nós, brasileiros.

Há pouco mais de um ano, de forma cívica e democrática, tivemos a oportunidade de escolher qual caminho queremos trilhar. Escolhemos quem seriam aqueles que, com suas intenções, caráteres e valores pessoais, desejávamos que conduzissem os rumos da nação, e assim está sendo. Os resultados não têm como ser imediatos e nem podemos exigir isso, ainda mais com tantas situações a serem acertadas, tais como reformas, orçamentos etc. Aliás, imediatismo é a porta ao populismo, à mentira, àqueles que pregam o que vão fazer e nada fazem de fato.

Não desistamos, o Brasil pede passagem para trilhar o seu futuro de desenvolvimento pautado no respeito a este nosso povo, com tantas histórias de lutas e dignidade transmitidas de geração a geração entre nossas famílias. Não é hora para polarizar, isto é tolice. É hora de nos mantermos fiéis aos nossos costumes de correção, honestidade e respeito ao próximo, esta é a melhor e verdadeira resposta a tudo e a todos. Sejamos fortes, que o Brasil da 1ª instância irá prevalecer, porque é isso o que nós, a sociedade do bem, queremos e buscamos.

*Alexandre Camillo, presidente do Sincor-SP 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO