Ultima atualização 17 de maio

A palavra de ordem é diversificar a carteira e inovar

No 9º Simpósio Paranaense de Seguros os líderes do mercado tiveram oportunidade de conversar com os corretores de seguros sobre o tema central do evento "Inovar, participar e colaborar"

No 9º Simpósio Paranaense de Seguros os líderes do mercado tiveram oportunidade de conversar com os corretores de seguros sobre o tema central do evento “Inovar, participar e colaborar”. Acompanhe os principais trechos:

Murilo Riedel, CEO da HDI Seguros afirmou que apesar da sua seguradora ter uma grande concentração no seguro de automóvel, ela já começa a enxergar não mais o casco do veículo, mas a mobilidade de um ponto a outro. “A frota de veículos novos está caindo, ficando bem abaixo da expectativa inicial para 2019, de quatro milhões de unidades. Não devemos passar de 2,3 milhões. Por isso, é preciso enxergar novas forma de seguro e novas formas de prestar serviços ao consumidor”.

O diretor superintendente comercial da Bradesco Seguros, Leonardo Freitas, destacou que é preciso identificar quais são as alavancas de consumo de seguros. “Vemos uma mudança do conceito de risco e uma mudança para o serviço. A mudança do comportamento do consumidor nos leva a olhar para os millenials. É uma turma com comportamento diferente, que consegue resolver uma dúvida com um clique. O consumidor já chega ao corretor com conhecimento. Ele é experimental, é conectado e busca conteúdo relevante e sem compromisso. O maior desafio do corretor é prestar atenção no cliente. O foco deve ser na necessidade e no momento do cliente”.

Leia mais: Reforma trabalhista impôs nova realidade ao Sindicato

Leandro Poretti, diretor geral Brasil, ressaltou que sua empresa investe na utilização dos dados e no compartilhando das informações com o corretor e com o segurado. “No seguro rural, por exemplo, isso funciona para que o segurado possa gerenciar sua produtividade, para ter redução de taxas e para que a precificação do seguro seja mais justa. No seguro viagem, utilizamos informações para estabelecer o cross selling, com a intenção de colocar mais produtos ao cliente, agregando valor, como com o seguro pet. Temos que ir na mesma linha que o segurado na solução dos seus problemas”.

Ricardo Iglesias, presidente da Centauro-ON , disse que todos os setores pensam em lançar novos produtos. “No seguro de vida, 75% dos consumidores olham mais a questão financeira do que a proteção. É um dinheiro que protege a família, mas que também oferece vantagem fiscal ou com a instituição administradora.

Luis Eduardo Assis, presidente da Fator Seguradora, afirmou que estamos vivendo uma grande revolução tecnológica, mas o que vem pela frente ainda é incerto. Algumas corretoras de valores tiraram valor da inovação e aprenderam que a desintermediação é inexorável. “Temos que abraçar a tecnologia e fazer dela uma aliada. Existe ainda uma enorme dependência do contato físico. Mas é inevitável que o cliente final comece a fazer sozinho o que antes dependia do corretor. Temos que investir em produtos que necessitam de uma catequese”.

Fernando Grossi, diretor comercial da Sompo, reforçou que é preciso saber aproveitar as oportunidades que surgem. “O Paraná tem 40% dos corretores da Região Sul. Eu entendo que é preciso entender a necessidade do consumidor, como ele quer comprar e o que ele deseja. Quanto mais produtos o corretor conseguir oferecer ao cliente, mais fiel este será. A tecnologia vem como meio de melhorar esta relação”.

Rivaldo Leite, diretor executivo de Produção da Porto Seguro, lembrou que não se vê uma empresa em pé sem rentabilidade. A frota de veículos brasileira vai cair e o corretor de seguros deverá ofertar outras coisas. “O potencial para outros produtos é grande: financiamento, vida, consórcio. Não dá mais para o mercado se manter apenas com o seguro de automóvel. O lucro da Porto Seguro aumenta porque mais de 50% dele vem de outras carteiras além do automóvel. É preciso se profissionalizar e treinar mais, aumentando o nível de conhecimento. O tesouro principal é a sua credibilidade perante o cliente. Isso vai permanecer por vários anos, mas é preciso ampliar a carteira de produtos para o segurado”.

Leia mais: Tecnologia como solução para os negócios

Robert Bittar, presidente da Escola Nacional de Seguros, declarou “há um erro de origem na interpretação do que somos. O corretor de seguros compra cobertura em atendimento à demanda do cliente. Até que ponto estamos fazendo o cliente valorizar nosso assessoramento? Há outras fontes de informações, mas oferecemos orientação. Temos que diversificar”.

João Gilberto Possiede, presidente do Sindicato das Seguradoras do Paraná e Mato Grosso do Sul, assumiu que os avanços tecnológicos o deixam meio abalado, principalmente quando vai à companhia trabalhar. “É maravilhoso o que vivemos aqui, o mercado cresceu, mas ainda precisamos aperfeiçoar mais, porque o mercado ainda está longe de ter o faturamento que poderia ter”.

Kelly Lubiato, de Curitiba
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock