Ultima atualização 08 de novembro

Sustentabilidade no agronegócio: redução de riscos é o principal objetivo

No Brasil, as regiões Sul e Nordeste apresentam maior percepção de risco por causa das variações climáticas

O termo “desenvolvimento sustentável” não trata apenas de uma ideologia sobre proteção do meio ambiente. Hoje, a expressão já é vista pelos setores público e privado como um negócio, que tem como principal objetivo reduzir riscos, sejam eles financeiros ou ambientais. O setor agrícola está exposto a riscos provocados por mudanças climáticas, que são eventos imprevisíveis que podem causar grandes danos ao produtor, às empresas e até para a economia nacional. Mas como é possível contribuir para a sustentabilidade do agronegócio?

No que se refere à sustentabilidade financeira, existem diversos tipos de seguros que podem proteger o fluxo de caixa do produtor, propriedades e equipamentos rurais, a vida dos animais, além da queda de produtividade de uma safra. No Brasil, a cultura de seguros ainda está em desenvolvimento, mas o mercado já tem se atentado à necessidade desse tipo de instrumento, uma vez que o agronegócio é um dos motores da nossa economia.

O Rio Grande do Sul e a região Nordeste são historicamente as áreas que apresentam maior volatilidade climática. A cada safra, o clima pode se comportar de forma bastante adversa. Este ano, por exemplo, devido à previsão de El Niño, esperava-se chuvas regulares ou, até mesmo, acima da média no Rio Grande do Sul. Ao contrário, no Nordeste, esperava-se índices baixos de precipitação, sendo que os Estados do Maranhão, Bahia e Piauí apresentavam risco de seca acima da média para a região.

Essas informações foram trazidas por Gabriel Bruno de Lemos, head de Subscrição de Seguros Rurais da Swiss Re Corporate Solutions, ao evento “Novas tecnologias e tendências do agronegócio sustentável no Brasil” realizado pelo Instituto Araripe. Nessa oportunidade, o executivo explicou como o mercado de seguros pode contribuir para um mundo mais resiliente, inclusive no campo, a importância da colaboração do poder público e os benefícios da tecnologia para esse ramo.

Gabriel também ressaltou que a subvenção é importante no Brasil, porque torna o seguro agrícola mais acessível e reforçou que a tecnologia, por sua vez, aparece como uma das estratégias para agilizar os processos e melhorar a subscrição dos riscos. “Atualmente, estamos usando a tecnologia para aperfeiçoar a forma como analisamos e quantificamos os riscos. Muitos produtores afirmam, por exemplo, que os dados de produtividade do IBGE não representam a realidade de sua lavoura por terem um nível tecnológico mais alto. Com isso, nosso objetivo é utilizar a tecnologia para poder identificar esses produtores mais tecnificados e oferecer seguros mais adequados ao seu processo produtivo.”

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock