Ultima atualização 14 de novembro

FenaSaúde participa do Fórum Inovação Saúde 2018

Presidente da Federação, Solange Beatriz, participou de conferência sobre o Sistema Sanitário Catalão

Sudeste – A FenaSaúde marcou presença no Fórum Inovação Saúde – FIS 2018, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A presidente da Federação, Solange Beatriz Palheiro Mendes, participou da conferência ‘A Experiência da Catalunha na Gestão da Saúde’ juntamente com o diretor geral da Fundação Althaia e ex-presidente da União Catalã de Hospitais, Manel Jovells Cases, e o diretor do Grupo Hospitalar Conceição, José Ricardo Agliardi Silveira.

“O Sistema Sanitário Catalão está dando certo e é um exemplo para nós. Com metas e métricas claras e a institucionalização da qualidade, que é fundamental para um bom sistema de saúde. Isso nos traz o otimismo de que com planejamento e organização é possível alcançar melhores resultados. O modelo assistencial tem que mudar. Defendemos a atenção primária à saúde. As operadoras precisam e estão comprometidas com a saúde do beneficiário. É um eterno perseguir de bons resultados”, afirmou Solange Beatriz.

A Catalunha conta com um sistema público de cobertura universal e um sistema privado paralelo, baseando-se na colaboração público-privada (27% da população possuem cobertura dupla). “Posso afirmar que temos os mesmos dilemas de saúde. Estou no setor há mais de 20 anos e hoje estamos mais conscientes, com mais diálogo, franqueza e disposição, em um discurso mais avançado. A constituição Catalã é uma década mais antiga do que a brasileira. Ambas nasceram com a garantia do direito à saúde, mas na Catalunha esse processo foi gradativo. Já no Brasil, a Constituição também previu a abrangência do conceito de saúde e os princípios e a organização do SUS. O SUS é um sistema exemplar, uma conquista brasileira, mas que precisa da saúde complementar, que hoje atende mais de 20% da população. O Brasil conta com saúde de primeiro mundo. Precisamos melhorar esse acesso à população”, concluiu a presidente da Federação.

Essa foi a segunda edição do FIS, este ano com o tema ‘O Diálogo na Saúde – Dilemas, Paradoxos e Desafios’. O evento promoveu o debate entre especialistas nacionais e internacionais e apresentou ideias e experiências para o sistema nacional de saúde. Mais de 400 participantes, entre gestores, inovadores e entusiastas do mercado da saúde, reuniram-se para compartilhar tendências, conceitos e conhecimentos que contribuam para a transformação e modernização do setor.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO