Ultima atualização 19 de junho

Assurant fala sobre inovação e transformação digital

Evento reuniu parceiros e convidados para promover aprendizagem, troca de experiências e potencialização de negócios

A Assurant reuniu profissionais dos setores de seguros, finanças, automóveis, tecnologia, telefonia e varejo em evento, na cidade de São Paulo (SP), com o objetivo de promover a troca de experiências dos mais diversos segmentos de mercado, além de discutir tendências para a transformação de seus negócios e a venda de seguros no Brasil.

Os painéis e palestras do evento Inovação e Solução trataram de temas como gerenciamento de dados pessoais, estratégias de fidelização de clientes, potencialização de negócios, transformação digital e experiências do consumidor. O presidente da companhia, Ricardo Fiuza, destacou durante o encontro que “é importante abordar o futuro do mercado segurador, mas o crucial é discutir quais são os caminhos para torná-lo cada vez mais real”.

Sobre as possibilidades trazidas no âmbito de segurança e tecnologia, Michael Becker, consultor internacional na empresa, lembrou da importância do uso dos dados de clientes para o desenvolvimento de produtos compatíveis com suas necessidades. “Nossas vidas se tornam cada dia mais digitais. Pesquisas mostram que nos próximos três a cinco anos haverá mais mudanças do que nos últimos 10. Estima-se que até 2020 cada indivíduo terá 10 dispositivos conectados ao mesmo tempo. Essa evolução traz facilidades e também muitas oportunidades. Hoje temos bancos de dados, que podem ser utilizados de forma estratégica para gerar benefícios aos consumidores, por exemplo”, analisa o executivo. Porém, ao mesmo tempo, é preciso ficar alerta com a quantidade de informações pessoais que deixamos para trás nessa vida conectada. “Não fornecemos somente dados como e-mail, nome e endereço, é importante termos a consciência de que as empresas têm acesso ao nosso perfil comportamental e sabermos como elas estão lidando com estes dados”, complementa Becker.

Ainda no âmbito tecnológico, a consultora Marta Gabriel, uma das pensadoras digitais mais influentes do Brasil, trouxe à tona a discussão sobre a mentalidade em tempos conectados. “A tecnologia recria a realidade. Produtos e serviços devem ser coadjuvantes da experiência do consumidor, ou seja, não queremos consumir nada que não seja atrativo. As emoções e as experiências são diferenciais competitivos do nosso século”, explica Marta.

Os consumidores, como peças fundamentais para o mercado girar e evoluir, foram objetos principais de todos os debates. De acordo com os participantes, é preciso escutar o público para cativá-lo a continuar consumindo determinada marca e indicá-la a outras pessoas. Em um dos painéis foram apresentados dados que mostram que um cliente do ramo automotivo pode demorar até 18 anos para retornar a uma marca após migrar para outra. Este é apenas um dos exemplos da complexidade para fidelização de consumidores, que permeia diversos setores, e exige o desenvolvimento de técnicas e soluções constantes, como treinamentos periódicos de força de vendas.

Para exemplificar como a experiência do consumidor é peça chave para o sucesso de todo empreendimento, o executivo Claudemir Oliveira, presidente e fundador da “Seeds of Dreams Institute”, empresa americana sediada na Florida, EUA, apresentou cases de ações na Disney onde o cliente é visto como um convidado especial e único. “Um dos sucessos em ativações foi o movimento que criamos nos parques para receber os brasileiros, que em um determinado momento eram os convidados mais assíduos e contribuíam para a lotação dos parques e aumento das filas. Ações como a inclusão de guias brasileiros, por uma questão de cultura e não de idioma, e mapas traduzidos em português, foram alguns dos detalhes elaborados para atender com exclusividade os consumidores do Brasil”, explicou Oliveira. Na Disney todos os produtos e experiências são planejados para serem memoráveis e motivar o visitante a voltar, além de indicar para amigos e familiares.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO