Prestes a completar 27 anos de atuação na área jurídica de seguros e resseguros, o Schalch Sociedade de Advogados (SSA) se prepara para os novos desafios da evolução. Além da mudança de sede, prevista para o primeiro semestre deste ano, o escritório está cumprindo a segunda etapa de seu programa de compliance que resultará na edição do Código de Ética de Conduta.
De acordo com a sócia Denise Schalch, idealizadora do projeto, mais do que atender aos preceitos da lei e à demanda de seus clientes. Segundo ela, publicação servirá para materializar e disseminar entre os colaboradores os principais valores que pautaram o desenvolvimento da SSA ao longo dos anos. “O Código traduz a alma do escritório, os valores que desejamos sejam praticados pelos colaboradores”.
As decisões são fundamentais
Como coordenadora do programa de compliance, Denise Schalch requisitou os serviços da coach e consultora Ana Claudia Karam, fundadora da Insights Organizing Legal Knowledge e diretora do CEU Escola de Direito. O trabalho, iniciado três meses atrás, teve como primeira etapa a curadoria. Assim puderam identificar os principais critérios da empresa para a tomada de decisão.
“A curadoria extrai o conhecimento tácito, fruto das crenças, valores e experiência dos sócios e o converte em conhecimento expresso. Para os colaboradores serve como indicador de alinhamento estratégico, identificando a atividade como única, de maior valor”, explica Ana Karam.
A conclusão dessa etapa resultou na seleção de sete valores principais para a SSA, que farão parte do seu Código de Ética de Conduta:
- Aprender, evoluir e compartilhar;
- Praticar o bem com integridade;
- Perseguir a excelência;
- Comprometer-se com o resultado;
- Respeitar e cuidar das pessoas;
- Contribuir para um ambiente amistoso, saudável e organizado;
- Ser criativo e procurar soluções originais.
Schalch destaca que a aplicação do programa de compliance na empresa fugiu do lugar-comum ao incorporar a visão humanística das sócias – ela e sua irmã Debora Schalch – em relação ao cliente. “Não se trata apenas de executar o serviço com perfeição, cumprir prazos e alcançar resultados, mas de estabelecer uma empatia com o cliente e o trabalho em equipe”.