Pelo 6º ano consecutivo, as reclamações e dúvidas relacionadas a planos de saúde ficaram no topo do ranking anual de atendimentos do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) divulgado na semana em que se comemora o Dia Mundial do Consumidor.
Os questionamentos sobre práticas de planos de saúde representaram 23,4% dos atendimentos feitos pelo Idec no ano passado. Na sequência, estão problemas relacionados a produtos (17,8%), serviços financeiros (16,7%); telecomunicações (15,8%) e água, energia e gás (7,2%).
“A maioria das dúvidas que chegam dizem respeito a reajustes abusivos, principalmente os de planos empresariais ou coletivos, negativas de cobertura e problemas com a ausência de informações adequadas sobre os planos”, afirma Igor Marchetti, advogado e analista de relacionamento com o associado do Idec.
Nos questionamentos sobre produtos, segundo o Idec, o maior motivo das dúvidas estava relacionada a defeito, descumprimento de oferta e falha na informação.
Já no setor de serviços financeiros, entre as questões mais acionadas pelos consumidores estão cartão de crédito, problemas com conta corrente/poupança e crédito pessoal.
O Idec destaca que, com exceção de produtos, todos os outros segmentos apontados no ranking são regulados por órgão federais, o que aponta uma ineficiência da atuação de agências reguladoras. “Por isso é importante que em semanas como essa, os problemas enfrentados pelos consumidores sejam debatidos e amplificados para a toda a sociedade,” destaca Elici Bueno, coordenadora executiva do Idec.
Fonte: G1