O IRB Brasil RE firmou uma parceria com a Mongeral Aegon e a PUC-Rio para desenvolver um trabalho focado em inovação. Intitulado “Inovação Insurtech”, o programa prevê a criação de startups para o mercado segurador e ressegurador. A universidade irá atuar como facilitadora do programa e irá oferecer toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento do trabalho, desde a disponibilização de equipe acadêmica até as instalações e equipamentos.
O trabalho será iniciado a partir de janeiro de 2018 e terá duração de um ano. Nesse período acontece toda a etapa de planejamento, seleção e formação dos profissionais, composto por uma equipe multidisciplinar, incluindo professores, coordenadores e mentores especializados. Também serão selecionados 20 estudantes da PUC, que deverão se dedicar, no mínimo, 20 horas por semana ao programa. Dois profissionais da Mongeral Aegon e outros dois do IRB participarão em esquema de rodízio por áreas e irão colaborar para aceleração dos projetos.
Alessandra Monteiro, diretora de Vida e Longevidade do IRB Brasil RE, comenta a importância da parceria: “A PUC possui know-how em tecnologia e gestão de projetos, e a Mongeral Aegon é especializada em seguro de Vida. Essa combinação possibilitará unir as inteligências acadêmica e técnica do negócio para desenvolver novas soluções para o mercado”.
Ainda são poucos os modelos de negócios e empreendedores explorando essa área no Brasil. É uma indústria fechada e com poucos profissionais com conhecimento de novas tecnologias como o blockchain e Internet das Coisas (IoT), soluções já adotadas pelo IRB. Segundo Alessandra, a chave para o crescimento do mercado é investir em inovação, experimentação e capacitação de profissionais. “Nossos clientes estão exigindo produtos cada vez mais personalizados. Esse programa funcionará como um grande laboratório de inovação”, finaliza.