Ultima atualização 20 de fevereiro

Mercados emergentes vão liderar o crescimento econômico

Conclusão está presente em estudo que aponta as principais tendências macroeconômicas no mundo em 2017

crescimento

A política fiscal assumirá mundialmente o lugar da política monetária em 2017 para combater o cenário de baixo crescimento econômico global. A conclusão está presente no “Panorama Econômico e Setorial 2017” elaborado pela área de Serviços e Estudos da Mapfre, o primeiro desenvolvido pela nova unidade de análise da companhia. O material visa oferecer sua contribuição em debates públicos sobre macroeconomia e finanças, seguros e previsão social e regulação.

O estudo aponta que haverá efeitos assimétricos para essa política fiscal expansiva de juros, já que nem todos os países estarão em condições de implementá-la e nem se considerariam beneficiados. “A aceleração do crescimento econômico nos Estados Unidos estará ligada ao aumento das trajetórias das taxas de juros e ao enrijecimento da política monetária, o que poderia afetar o desempenho das economias emergentes”, diz o diretor geral do Serviço de Estudos, Manuel Aguilera.

Em relação à evolução econômica global, o biênio 2017-2018 oferece uma perspectiva de aceleração do crescimento, que continuará sendo moderado, divergente e frágil.

Mapfre 1

Brasil

Em relação à economia nacional, o relatório aponta que em 2017 o desempenho econômico tem baixas perspectivas de recuperação em curto prazo, e que a inflação se manterá elevada. O País pode sair da recessão apoiado na demanda doméstica, o que poderá levar o crescimento a atingir até 2,4% em 2018. Os juros ficariam em torno de 9% nessa data e a recessão faria com que o déficit em conta corrente se reduzisse muito durante esses dois anos o que, juntamente com reservas atuais, proporcionaria uma margem ampla ao Banco Central para suportar de melhor maneira o efeito dos choques externos.

O Banco Central também deverá baixar os juros de maneira mais agressiva em 2017 para estimular a economia. De acordo com o levantamento, a recuperação dependerá da credibilidade do Banco Central e do governo. O material conclui que o trabalho-chave consistirá em conter a deterioração do prêmio de risco e da depreciação do Real brasileiro.

Riscos globais

O relatório identifica riscos globais que podem levar a um recorte mais específico das previsões macroeconômicas. Parte desses riscos está relacionada com tendências protecionistas e a reversão da globalização nas redes de produção e de valor da nova administração norte-americana, com os problemas soberano-financeiros da Europa, a debilidade estrutural dos mercados emergentes e os pontos fracos dos setores de habitacional e financeiro na China.

Setor de seguros

No caso do setor de seguros global, o período de 2017 a 2018 prevê uma aceleração do negócio nos mercados desenvolvidos e também nos emergentes. Este último bloco é o que deverá estar à frente da trajetória de crescimento na medida em que, nesses países, a brecha de proteção dos seguros continua sendo grande, e as necessidades de convergência resultarão em crescimentos maiores.

Finalmente, é importante salientar que a previsão de desempenho do negócio de Não Vida não seja tão vigorosa (embora permaneça positiva) quanto o desempenho total do setor ao longo dos próximos dois anos. Isto sugere que boa parte do impulso de crescimento dos prêmios em nível global estará intimamente relacionada com o negócio de seguro de Vida com base no crescimento previsível das taxas de juros de longo prazo globalmente em 2017 e 2018, principalmente entre os países desenvolvidos.

“O levantamento mostra que a companhia está atenta ao comportamento do cenário econômico mundial, além de observar os possíveis impactos em sua principal fonte de negócio”, diz o CEO da Mapfre Brasil, Wilson Toneto.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO